Tecnologias Digitais na Educação Indígena: Contribuições e desafios
Palavras-chave:
Cultura, Ensino, Etnia, InovaçãoResumo
O artigo tem como objetivo identificar as contribuições e desafios da utilização das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Indígena. A pesquisa caracteriza-se como revisão bibliográfica, do tipo metassíntese qualitativa. Os dados analisados estão disponíveis no portal de periódicos da CAPES, utilizando-se os descritores “Tecnologias” e “Educação Indígena”, no período de 2013 a 2024. O propósito deste trabalho foi o de responder ao seguinte problema: Quais os artigos publicados no portal da Capes que abordam o uso de tecnologias digitais na Educação Indígena? Foram selecionados quatro artigos para o estudo. A fundamentação teórica apoia-se em autores que discutem a Educação Escolar Indígena. A pesquisa indica que as tecnologias digitais contribuíram para os processos de ensino e aprendizagem, com a preservação e disseminação da cultura, cosmologia e ancestralidades dos povos indígenas; elas também se apresentaram como formas de minimizar os distanciamentos, indiferenças e/ou outro eventual processo discriminatório. Como desafios, as pesquisas analisadas sugerem a falta de acesso às tecnologias e a oferta de formação.
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