Tecnologias Digitais na Educação Indígena: Contribuições e desafios

Autores

Palavras-chave:

Cultura, Ensino, Etnia, Inovação

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar as contribuições e desafios da utilização das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Indígena. A pesquisa caracteriza-se como revisão bibliográfica, do tipo metassíntese qualitativa. Os dados analisados estão disponíveis no portal de periódicos da CAPES, utilizando-se os descritores “Tecnologias” e “Educação Indígena”, no período de 2013 a 2024. O propósito deste trabalho foi o de responder ao seguinte problema: Quais os artigos publicados no portal da Capes que abordam o uso de tecnologias digitais na Educação Indígena? Foram selecionados quatro artigos para o estudo. A fundamentação teórica apoia-se em autores que discutem a Educação Escolar Indígena. A pesquisa indica que as tecnologias digitais contribuíram para os processos de ensino e aprendizagem, com a preservação e disseminação da cultura, cosmologia e ancestralidades dos povos indígenas; elas também se apresentaram como formas de minimizar os distanciamentos, indiferenças e/ou outro eventual processo discriminatório. Como desafios, as pesquisas analisadas sugerem a falta de acesso às tecnologias e a oferta de formação.

Biografia do Autor

Juliana Barros Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), polo UFMT. Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2003) e mestrado em Ecologia, Ambiente e Território pela Universidade do Porto (2014), Portugal. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, desde 2009. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Ecologia e Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação ambiental, percepção ambiental, ensino de ciências da natureza e comunidade escolar.

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado do Mato Grosso

Daise Lago Pereira Souto é docente do departamento de Matemática e coordenadora do GT6 - Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a distância da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. É docente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM - UNEMAT e do Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECM, da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT (2022-2024) e foi a proponente/coordenadora da proposta 628/2023 de APCN aprovada pela CAPES para a abertura do curso de doutorado no PPGECM. É licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões URI, mestre em Ensino de Ciências no domínio da modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul UNIJUí e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Atualmente desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado na UNESP e desenvolve e orienta pesquisas em Educação Matemática com os seguintes focos: Inteligências Artificias Generativas; Tecnologias Digitais; Aprendizagem e Formação de Professores; Educação a Distância on-line; Ensino Híbrido, tendo como principais fundamentos teóricos a Teoria da Atividade e o construto Seres-humanos-com-mídias. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Digitais GEPETD- UNEMAT. Atuou em todos os níveis de ensino, desde a Educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental até o Ensino superior. Atuou também na Educação de Jovens e Adultos, na Educação do Campo, na Educação a Distância, nas licenciaturas parceladas e em turmas graduação denominadas fora de sede. Recebeu, em 2014, o Selo Cultura Acadêmica do Programa PROPG Digital - UNESP - pela obra "Transformações Expansivas na Produção Matemática On-line". É membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática Outras Mídias e Educação Matemática - GPIMEM - UNESP. É membro do Corpo Editorial e revisor de vários periódicos. Atua como parecerista ad hoc de periódicos, editoras, eventos e de editais internos de diversas universidades. Atua principalmente nas seguintes disciplinas: TD e Educação Matemática; Educação a Distância On-line; Estágio Curricular Supervisionado; Geometria Analítica e vetorial, Geometria plana, Geometria espacial; Desenho Geométrico; Trabalho de Conclusão de Curso.

Janaína Costa e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí. É docente efetiva com dedicação exclusiva, na área de biologia, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins(IFTO) - Campus Araguatins. Atualmente ministra disciplinas na Pós Graduação/Especialização no Ensino de Ciências e Matemática, na graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e no Ensino médio. Atuou como professora orientadora do Programa Residência Pedagógica. Já esteve como coordenadora do PIBID, também coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, além de supervisora e orientadora de estágio. Mestre em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins- Campus Palmas. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) - Pólo UFMT/Cuiabá. 

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Publicado

12-09-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)