A Solitude e o “Não-Lugar” da Criança Imigrante

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva., Crianças Imigrantes., Crianças Refugiadas., Rede Pública de Ensino., Alfabetização.

Resumo

O presente artigo é fruto de reflexões construídas no projeto de pesquisa “Demandas atuais do processo de inclusão escolar de alunos oriundos de fluxos migratórios matriculados em escolas do Rio de Janeiro”, do ProPEd/UERJ. Apresenta a literatura levantada no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em resposta à questão “O que dizem as pesquisas sobre alfabetização de crianças imigrantes e refugiadas nas escolas públicas do Brasil?”. A partir dos trabalhos encontrados, foi conduzida uma Análise de Conteúdo, que resultou em três categorias: educação inclusiva, legislação e escola. A reflexão ressalta a urgência de repensar o fazer docente, colocando a criança no centro do processo educativo, acolhendo-a em sua diversidade, independentemente de sua nacionalidade. Além disso, revelou a carência de pesquisas voltadas para o município do Rio de Janeiro, evidenciando um silenciamento dessa localidade no debate sobre o tema.

Biografia do Autor

Janaína Moreira Pacheco de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Yasmin Postiga da Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na linha de pesquisa "Demandas atuais do processo de inclusão escolar de alunos oriundos de fluxos migratórios matriculados em escolas do Rio de Janeiro".

Carolina Barreiros de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Educação, Mestre em Educação e licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como Professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

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Publicado

12-09-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)