A dignidade da razão humana e o horizonte ético pela via da prudência

Autores

Palavras-chave:

Tomás de Aquino. , razão humana., caminho e prudência.

Resumo

Neste texto, discutimos algumas das possíveis contribuições de Tomás de Aquino para a formação humana no contexto atual, a partir da relevância epistemológica de conceitos como a dignidade da razão humana, o horizonte ético e o itinerário existencial pautado na virtude da prudência. A argumentação foi elaborada com base no livro VIII da Suma Teológica, numa atitude metodológica de contextualizar sua época, as contribuições de Aristóteles e a elaboração de uma síntese da filosofia cristã, com base na unidade entre fé e razão. Apresentamos a perspectiva desse pensador, por ocasião dos 750 anos de sua morte, como um referencial pedagógico para os educadores que buscam na unidade da vida, formar pessoas comprometidas com a retidão de suas ações e o compromisso com o bem que humaniza as relações no cotidiano.

Biografia do Autor

Francisco Juceme Rodrigues do Nascimento, Universidade Católica de Petrópolis

O professor e pesquisador, possui graduação(1998) e especialização (2001) em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, graduação em Teologia - Seminário Santo Antônio (1996), especialização em Educação pela PUC/RJ (2000) mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006) e atualmente é doutorando em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis - RJ com pesquisa em desenvolvimento na Linha de Instituições Educacionais, Políticas Públicas e Práticas Educativas e membro do GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas e IDEA - Grupo de Pesquisa sobre Inclusão e Diversidade. Atualmente faz parte do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba, onde exerce o cargo efetivo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Tenho experiência na área gestão educacional, tendo sido Coordenador de Ensino Religioso do Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora - MG, de 1999 a 2017, Coordenador de Pastoral do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora - MG de 2010 a 2015, Diretor Acadêmico do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora - MG, de 2016 a 2018 e Coordenador Geral dos Cursos Técnicos do IF Sudeste MG, campus Rio Pomba de 2019 a 2022. Além de professor de Filosofia no Ensino Médio Integrado, leciona Filosofia Geral, Filosofia e Ética e Introdução à Filosofia nos Cursos de Licenciatura em Educação Física, Administração e Bacharelado em Direito.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bossi. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

AGOSTINHO. Da Doutrina Cristã. Tradução de José Pereira da Silva. São Paulo: Paulus, 1991. Livro II, Capítulo 37, página 136.

AQUINO, Santo Tomás de. 1225-1274. Suma teológica: a fé, a esperança, a caridade, a prudência: volume 5. 3 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Mário da Gama Kury. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. Disponível em: Ministério da Educação - Ministério da Educação (mec.gov.br). Acesso em 14 de junho de 2024.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: L9394 (planalto.gov.br). Acesso em 14 de junho de 2024.

PERRY, Marvin. Civilização ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

Downloads

Publicado

04-11-2024

Como Citar

Chung Marques Corrêa, C., & Francisco Juceme Rodrigues do Nascimento. (2024). A dignidade da razão humana e o horizonte ético pela via da prudência. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11498. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11498

Edição

Seção

Artigos