Formação continuada de professores do Ensino Médio: proposições a partir de uma revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Ensino médio, Revisão integrativa

Resumo

O objetivo desta investigação consiste em elucidar proposições à formação continuada de professores do Ensino Médio a partir de uma revisão integrativa da produção científica da educação, publicada no Brasil nos últimos 10 anos. O suporte teórico sustenta-se, principalmente, nas ideias de Nóvoa (2023, 2022, 2009, 2002) e Imbernón (2011). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de revisão integrativa, com dados gerados no banco de teses e dissertações da CAPES e em artigos da ANPEd e Scielo. Os resultados apontam para a identificação dos movimentos recentes na Formação Continuada, sinalizando tendências metodológicas de investigação e lacunas a serem consideradas em futuras investigações. Apresenta proposições à formação de professores visando ampliar e aprofundar a discussão do futuro da profissão docente, bem como apontar indicadores que poderão subsidiar a enunciação de novas políticas públicas de Formação Continuada de professores do Ensino Médio no Brasil.

Biografia do Autor

Rita Buzzi Rausch, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Doutora em Educação pela UNICAMP e Pós-doutora em Educação pela UFSC. Cursou Pedagogia e Mestrado em Educação na FURB. Possui especialização em Alfabetização pela UNIVALI. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Na FURB, atuou como professora e pesquisadora no Curso de Pedagogia e no PPGE; coordenou o PIBID de Pedagogia: Alfabetização e Letramento; coordenou o PPGE; e assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras. Foi coordenadora da XIII ANPEd-Sul 2020-2021. Atualmente é aposentada e professora voluntária no PPGE da FURB. Desde 02/2020 é professora no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente. É integrante e desde 03/2023 assumiu a coordenação da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes. É integrante e consultora do GT 8 - Formação de professores da ANPEd. Desde 2022 é bolsista produtividade em pesquisa e consultora ad hoc do CNPq. Suas pesquisas abordam, principalmente, a formação de professores da Educação Básica e da Educação Superior e a coordenação pedagógica.

Nilton Bruno Tomelin, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (Bolsista do Programa UNIEDU/SC) e Mestre em Educação pela mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa GPFORPE (FURB), membro da Associação Brasileira de Direito Educacional. Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências pela Faculdade São Luiz e em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduado em Licenciatura Curta em Ciências com Habilitação pela Fundação Educacional de Brusque, graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina e Especialista em Gestão Pública Municipal pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Professor efetivo da rede estadual de Santa Catarina.  Atualmente pesquisa a formação de professores, pedagogia decolonial e teoria freireana.

Ariane Maira Terhorst, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Mestranda em Educação pela UNIVILLE. Integrante do GETRAFOR. Colaboradora em pesquisas do CNPQ e FAPESC. Licenciada em Matemática com habilitação em Física pela Universidade Regional de Blumenau -FURB (2000). Licenciada em Química com habilitação em Física pela Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL (2004). Pós-graduação em Modelagem Matemática _ UNIPLAC (2001). Pós graduação em Gestão escolar - SENSUPEG (20012). Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade del Norte-UNINORT - PY (2007) e Doutorado em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental-UTIC- PY (2011).

Ana Clara Lucri Alves, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Acadêmica do curso de psicologia, na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), bolsista de iniciação científica PIBIC, membro do Grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores do Ensino Médio (PPGE-UNIVILLE).

Referências

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

Buzzi Rausch, R., Tomelin, N. B. ., Terhorst, A. M. ., & Alves, A. C. L. . (2024). Formação continuada de professores do Ensino Médio: proposições a partir de uma revisão integrativa . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11470

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Artigos