Formação continuada de professores do Ensino Médio: proposições a partir de uma revisão integrativa
Palavras-chave:
Formação continuada de professores, Ensino médio, Revisão integrativaResumo
O objetivo desta investigação consiste em elucidar proposições à formação continuada de professores do Ensino Médio a partir de uma revisão integrativa da produção científica da educação, publicada no Brasil nos últimos 10 anos. O suporte teórico sustenta-se, principalmente, nas ideias de Nóvoa (2023, 2022, 2009, 2002) e Imbernón (2011). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de revisão integrativa, com dados gerados no banco de teses e dissertações da CAPES e em artigos da ANPEd e Scielo. Os resultados apontam para a identificação dos movimentos recentes na Formação Continuada, sinalizando tendências metodológicas de investigação e lacunas a serem consideradas em futuras investigações. Apresenta proposições à formação de professores visando ampliar e aprofundar a discussão do futuro da profissão docente, bem como apontar indicadores que poderão subsidiar a enunciação de novas políticas públicas de Formação Continuada de professores do Ensino Médio no Brasil.
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