Um diálogo entre Desenho Universal na Aprendizagem e o uso da Matriz de Comunicação

Autores

Palavras-chave:

Desenho Universal na Aprendizagem, Matriz de Comunicação, Necessidades Complexas de Comunicação

Resumo

O artigo apresenta um diálogo entre o Desenho Universal na Aprendizagem e a Matriz de Comunicação, visando colaborar com a formação de profissionais que trabalham com alunos que apresentam necessidades complexas de comunicação. Para a realização do estudo, foi empregado um delineamento quase experimental intrassujeitos, do tipo A-B. A coleta de dados foi realizada em uma escola pública municipal, localizada no Rio de Janeiro. Três profissionais e dois alunos com o Transtorno do Espectro Autista fizeram parte do estudo. Eles frequentavam a mesma turma, recebiam o apoio da mesma auxiliar e eram atendidos na Sala de Recursos pela mesma professora. Na construção deste artigo apresentamos estratégias a serem utilizadas para estimular a comunicação de alunos que evidenciam dificuldades nesse processo. Ao final, é possível constatar que o Desenho Universal na Aprendizagem, somado à Matriz de Comunicação, pode direcionar o atendimento específico a esses alunos, potencializando áreas que precisam ser mais desenvolvidas e provavelmente aumentando o seu engajamento nas propostas pedagógicas, sendo, inclusive, favorável à sua socialização e aprendizagem.

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Publicado

29-12-2024

Como Citar

Machado Silva, T., Ferreira do Nascimento, F., Gomes Redig, A. ., & Crivelenti de Figueiredo Walter, C. (2024). Um diálogo entre Desenho Universal na Aprendizagem e o uso da Matriz de Comunicação . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11352

Edição

Seção

Artigos