Que Educação Pública Queremos? Discussões Sobre Processo Educativo, Conflitos, Disputas e Possibilidades
Palavras-chave:
Educação Pública; Processo Educativo; Conflitos Sociais.Resumo
O presente trabalho se materializa em forma de ensaio e traz, em seu bojo, um debate, que perpassa a realidade da educação pública brasileira, as instituições escolares e os processos formativos vivenciados cotidianamente, a partir de experiências vividas em salas de aulas da educação básica em Minas Gerais. Com o objetivo de fomentar uma reflexão sobre as potencialidades de uma educação mais humanizada, para formar sujeitos que estejam aptos a construir uma sociedade mais igualitária, partimos da discussão que, aponta o potencial formativo do conflito, da divergência de ideias e de concepções, bem como das disputas simbólicas na arena social. A construção do conhecimento crítico e com fins emancipatórios traz consigo potencialidades formativas da práxis e implica o entendimento das contradições sociais, das lutas empreendidas entre classes antagônicas, das identidades dos sujeitos educandos e dos seus lugares sociais. Possibilita ainda o fomento a intervenções na realidade social, que possam resultar em transformações efetivas.
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