Contribuições da Educação 5.0 no processo formativo dos indivíduos e da sociedade: uma revisão integrativa de literatura
an integrative literature review
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Competências socioemocionais, Século XXIResumo
Este estudo tem como propósito a investigação da literatura pertinente à Educação 5.0 e apontar contribuições dessa abordagem no contexto educacional, assim como na formação dos estudantes e da sociedade. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta revisão integrativa examina dezessete artigos redigidos em língua inglesa, espanhola e portuguesa. A escolha da amostra foi feita a partir do portal de periódicos da CAPES. O estudo é orientado pela indagação: quais as contribuições da abordagem Educação 5.0 no processo formativo dos indivíduos e da sociedade? Dentre os aspectos destacados, ressalta-se a relevância da adoção de Tecnologias Digitais como instrumento pedagógico para a formação do cidadão e promoção do desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a vida no século XXI. Ao final, sugere-se a realização de novas pesquisas na área, especialmente no que concerne à capacitação dos professores para a utilização efetiva de ferramentas tecnológicas em ambiente escolar.
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