Contribuições da Educação 5.0 no processo formativo dos indivíduos e da sociedade: uma revisão integrativa de literatura
an integrative literature review
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Competências socioemocionais, Século XXIResumo
Este estudo tem como propósito a investigação da literatura pertinente à Educação 5.0 e apontar contribuições dessa abordagem no contexto educacional, assim como na formação dos estudantes e da sociedade. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta revisão integrativa examina dezessete artigos redigidos em língua inglesa, espanhola e portuguesa. A escolha da amostra foi feita a partir do portal de periódicos da CAPES. O estudo é orientado pela indagação: quais as contribuições da abordagem Educação 5.0 no processo formativo dos indivíduos e da sociedade? Dentre os aspectos destacados, ressalta-se a relevância da adoção de Tecnologias Digitais como instrumento pedagógico para a formação do cidadão e promoção do desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a vida no século XXI. Ao final, sugere-se a realização de novas pesquisas na área, especialmente no que concerne à capacitação dos professores para a utilização efetiva de ferramentas tecnológicas em ambiente escolar.
Referências
ALMEIDA, Fernando; MORAIS, José. Strategies for developing soft skills among higher engineering courses. Journal of Education, v. 203, n. 1, p. 103-112, may 2021.
AHMAD, Shabir; UMIRZAKOVA, Sabina; MUJTABA, Ghulam; AMIN, Muhammad Sadiq; WHANGBO, Taegkeun. Education 5.0: Requirements, Enabling Technologies, and Future Directions. Arxiv, p. 01-24, jul 2023.
BELMES, Débora Irina. Universidad y trabajo: alianza 5.0. Perspectivas y devenires desde el aula. Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, n.103, p. 45-65, feb 2022.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 149 p.
FELCHER, Carla Denize Ott; BLANCO, Gisele Silveira; FOLMER, Vanderlei. Educação 5.0: uma sistematização a partir de estudos, pesquisas e reflexões. Research Society and Development, v. 11, n. 13, p. 01-12, out. 2022.
FELCHER, Carla Denize Ott; FOLMER, Vanderlei. Educação 5.0: Reflexões e perspectivas para sua implementação. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), v. 2, n. 3, p. 01-15. 2021a).
FELCHER, Carla Denize Ott; FOLMER, Vanderlei. O uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática. Ijuí, RS: Editora Unijuí. 2021b)
FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. Metáforas para pensar criticamente a tecnologia educacional. Revista Educação e Cultura Contemporânea. v. 20, n. 20, p. 01-22, 2023 .
FULLAN, Michael. O significado da mudança educacional. Porto Alegre: Artmed, 2009. 303p.
GAZZANO, Alan. Música En El Sistema Educativo Japonés. Estudios De Asia Y Africa, v. 58, n. 180, p. 113-134, 2023.
GOMEZ, Soledad; DIAZ, Javier. Tecnologías Y Educación, Una Relación ética. Revista Question, v. 3, n. 76, p. 01-13, 2023.
JUNIOR, Guanis De Barros Vilela; FILENI, Carlos Henrique Prevital; MARTINS, Gustavo Celestino; CAMARGO, Leandro Borelli de; LIMA, Bráulio Nascimento; SILIO, Luís Felipe; OLIVEIRA, José Ricardo Lourenço De; PASSOS, Ricardo Pablo. Você Está Preparado Para A Educação 5.0?. Centro De Pesquisas Avançadas Em Qualidade De Vida, v. 12, n. 1, p. 01-07, 2020.
GUERREIRO, Evandro Prestes. Educação Digital E a Senoide Holística De Aprendizagem. Revista do Centro de Educação - UFSM, v. 49, p. 01-29, 2024.
MARTÍNEZ, Igor Lopes; SANTOS, Armando Cuesta; ALONSO, José Vilalta; TRIANA, María Sonia Fleitas; FERNÁNDEZ, Tatiana Delgado; NEUMANN, Gaby; RUÍZ, Alegna Cruz. Creando Capacidades: Hacia La Industria 5.0 En La Formación De Ingenieros Industriales. Revista Cubana De Administración Pública Y Empresarial, v. 6, n. 2, p. 01-17, 2022.
MAESTRI, Gabriela; BESSA, Gisele Cristina; OLIVEIRA, Fernando Ribeiro; STEFFENS, Fernanda. Revoluções Tecnológicas E A Relação Com O Setor Têxtil: Perspectivas Baseadas Em Indústria 3.5, Indústria 4.0 E Indústria 5.0. Perspectivas Da Ciência E Tecnologia, v. 13, p. 01-13, 2021.
MAGALHÃES, Edith Maria Marques; FRAZÃO, Paulo Vinícius; PATROCÍNIO, Geiziany Catarina de Paula do; LIMA, Francielle Marques. Formação do pedagogo: um estudo comparativo do currículo nas instituições de ensino superiores. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 20, p. 01-25, 2023.
MANSUR, Hamsi; UTAMA, Agus Hadi; YASIN, Mohd Hanafi Mohd; SARI, Nina Permata; JAMALUDIN, Khairul Azhar; PINANDHITA, Fitra. Development of Inclusive Education Learning Design in the Era of Society 5.0. Social Sciences, v. 12, n. 1, p. 01-13, 2023.
LORCA, Arturo Mena. Sobre La Nueva Reforma De La Educación Matemática: Invitación a Un Debate. Revista Chilena De Educación Matemática, v. 14, n. 2, p. 44-58, 2022.
JOEL, Meniado. Digital Language Teaching 5.0: Technologies, Trends and Competencies. RELC Journal, v. 54 n. 2, mar 2023.
CASTAÑEDA, Alexi Mono. Pensamiento Computacional Para Una Sociedad 5.0. Tecnología, Ciencia Y Educación, v. 25, p. 111-140. 2023.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007. 174p.
OECD. Preparing our youth for an inclusive and sustainable world. The OECD PISA global competence framework. Organization for Economic Co-operation and development – OECD: 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/Handbook-PISA-2018-Global-Competence.pdf Acesso em: 20 dez. 2023.
ONG, Quinie Kooi Loo; ANNAMALAI, Nagaletchimee. Technological Pedagogical Content Knowledge for Twenty-first Century Learning Skills: The Game Changer for Teachers of Industrial Revolution 5.0. Education and Information Technologies, v. 29, n. 2, p. 01-42, 2023.
PÁLSDÓTTIR, Auður; JÓHANNSDÓTTIR, Lára. Key Competencies for Sustainability in University of Iceland Curriculum. Sustainability, v. 13, n. 16, p. 01-17, 2021.
PERNA, Cristina; DELGADO, Heloísa; SILVA, Asaf. Successful Digital Resources To Enhance English Lessons. Ilha do Desterro, v. 74, n. 3, p. 445–461, set. 2021.
RAHIM, Mohammad Naim. Post-Pandemic of Covid-19 and the Need for Transforming Education 5.0 in Afghanistan Higher Education. Utamax: Journal of Ultimate Research and Trends in Education, v. 3, n. 1, p. 29-39, 2021.
SOSTER, Tatiana; MOURA,Eliton; BALATON, Mariana. Educação Maker: Convergência Das Tecnologias De Informação E Comunicação Na Educação. Revista Educa O - UNG-Ser, v. 16, n. 3, p. 1-25, 2021.
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. einstein (São Paulo), São Paul, v. 8, n. 1, p. 102-106, mar. 2010.
SUŁKOWSKI, Łukasz; MORAWSKA, Katarzyna Kolasińska; SELIGA, Robert; MORAWSKI, Paweł. Smart Learning Technologization in the Economy 5.0—The Polish Perspective. Applied Sciences, v. 11, n. 11, p. 01-19, 2021.