Características do bullying escolar: Scoping review

Autores

Palavras-chave:

Habitus., Características., Bullying escolar.

Resumo

Introdução: Bullying é uma forma de violência que se dá nas relações sociais dentro do campo escolar. No Brasil os estudos sobre bullying escolar começaram a ter uma maior atenção nos anos 2000. Objetivo: Realizar um levantamento das principais características do comportamento bullying escolar em estudos do Brasil e do exterior, através do Scoping Review. Método: Baseou-se no Scoping Review de Arksey & O'Malley (2005) Resultados: Foram encontrados em 20 estudos distribuídos entre quatro continentes: América, Ásia, Europa e Oceania. As principais características do bullying escolar encontradas são as físico-corporais, comportamentais, de gênero, étnico-raciais e socioculturais. Conclusão: As características do bullying escolar destacadas nas pesquisas se tornam um habitus devido à forma como os(as) estudantes agem, percebem e as incorporam dentro do campo escolar.

Biografia do Autor

Flavia Fernandes de Oliveira, UERJ/DOUTORANDA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco, pós graduada em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes, e em Educação Física, Cultura & Qualidade de Vida, pela Universidade Gama Filho. Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho. De Agosto 2006 até Dezembro de 2018, foi Professora Assistente do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) e membro do Comitê de ética em Pesquisa (CEP-UNISUAM) . Atualmente doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCEE-UERJ) e professora da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PI - Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Bullying, Violência na escola, Gênero e Dança.

Giannina do Espírito-Santo, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Possui graduação em Educação Física (1987), mestrado em Educação Física (2005) e doutorado em Educação Física (2010) todos pela Universidade Gama Filho e Especialização em Promoção de Saúde e Desenvolvimento Social (2011) pela Fundação Oswaldo Cruz. Pós-doutorado em Saúde Coletiva - UNB. Atualmente é Assessora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Conep). Foi professora adjunta do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), fez parte do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física por 7 anos. Subcoordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa UNISUAM de 2012-2018. Coordenadora do GTT Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte de 2013 a 2017 (CBCE- Conbrace). Foi avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior BASIs/INEP/MEC. Revisora em vários periódicos e do PPSUS. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no ensino de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação em saúde; promoção da saúde/qualidade de vida; práticas corporais e saúde; e atenção básica à saúde. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

Silvio de Cassio Costa Telles, Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE – UERJ)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho e Pós-Doutorado pela Universidade de Évora (Portugal) no Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Bolsista Prodocência), onde atua respectivamente no Programa de Pós-Graduação em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, orientando nos cursos de mestrado e doutorado. Atua na função de técnico de polo aquático do Fluminense Football Club. Exerce o cargo de coordenador do Fórum de Pesquisadores/as das subáreas Sociocultural e Pedagógica e Fórum da Pós-Graduação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2022-2023 -CBCE). É docente da UNESA . É líder do Grupo de Pesquisa em Escola , Esporte e Cultura (GPEEsC) cadastrado junto ao CNPq .Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: natação, polo aquático ,história do esporte e da educação física, educação física escolar, envelhecimento, gestão do esporte e políticas públicas.

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Publicado

02-10-2024

Como Citar

Fernandes de Oliveira, F., do Espírito-Santo, G. ., & de Cassio Costa Telles, S. . (2024). Características do bullying escolar: Scoping review. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11255. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11255

Edição

Seção

Artigos