Reflexões sobre a Teoria Histórico-Cultural via Ensino de Arte: Uma Perspectiva Educacional Contemporânea
Palavras-chave:
Ensino de Arte. Contemporaneidade. Planejamento Docente.Resumo
Neste estudo, discutimos uma abordagem pedagógica em Arte, decorrente de uma pesquisa de Mestrado em Educação, com intervenção educacional realizada no Município de Maringá-PR. A problematização envolve um recorte da pesquisa referente à seguinte questão: como o ensino de Arte na contemporaneidade pode contribuir para o processo de humanização dos estudantes? Elaboramos uma pesquisa de delineamento teórico e prático, objetivando: evidenciar concepções humanizantes no processo de ensino e aprendizagem em Arte; destacar reflexões referentes ao planejamento docente e ao percurso criador escolar, a partir da análise de dados. A pesquisa é fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, de Lev Vygotsky, por meio de metodologia qualitativa, delineamento bibliográfico e abordagem prática. Os resultados alcançados revelam que, ao promovermos saberes pela arte contemporânea, é possível potencializar o cognitivo pelo sensível em um movimento dialético inclusivo. A educação pela Arte é mais do que lecionar cores e formas, é viabilizar conhecimento em sintonia com a humanidade.
Palavras-chave: Ensino de Arte. Contemporaneidade. Planejamento Docente.
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