Reflexões sobre a Teoria Histórico-Cultural via Ensino de Arte: Uma Perspectiva Educacional Contemporânea

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Arte. Contemporaneidade. Planejamento Docente.

Resumo

Neste estudo, discutimos uma abordagem pedagógica em Arte, decorrente de uma pesquisa de Mestrado em Educação, com intervenção educacional realizada no Município de Maringá-PR. A problematização envolve um recorte da pesquisa referente à seguinte questão: como o ensino de Arte na contemporaneidade pode contribuir para o processo de humanização dos estudantes? Elaboramos uma pesquisa de delineamento teórico e prático, objetivando: evidenciar concepções humanizantes no processo de ensino e aprendizagem em Arte; destacar reflexões referentes ao planejamento docente e ao percurso criador escolar, a partir da análise de dados. A pesquisa é fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, de Lev Vygotsky, por meio de metodologia qualitativa, delineamento bibliográfico e abordagem prática. Os resultados alcançados revelam que, ao promovermos saberes pela arte contemporânea, é possível potencializar o cognitivo pelo sensível em um movimento dialético inclusivo. A educação pela Arte é mais do que lecionar cores e formas, é viabilizar conhecimento em sintonia com a humanidade. 

Palavras-chave: Ensino de Arte. Contemporaneidade. Planejamento Docente.

Biografia do Autor

Flávia Gurniski Beltrami, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE). Graduada em Artes Visuais (Licenciatura), na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Pesquisa de Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação (CNPq/UEM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas da Cultura Corporal (GEPPECC/CNPq/UEM). Professora de Arte da Educação Básica.

Telma Adriana Pacífico Martineli, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) e do Departamento de Educação Física (DEF), na Universidade Estadual de Maringá. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas da Cultura Corporal (GEPPECC/CNPq/UEM).

 

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá, com Contrato de Prestação de Serviço Voluntário. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) e no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). Líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Aprendizagem e Educação (CNPq/UEM). Integrante do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASIS (Portaria 365/2020-INEP).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BARBOSA. Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. 7. ed. São Paulo: Ática, 2000.

FISCHER, Ernest. A Necessidade da Arte. 9. ed. Tradução: Leandro Konder. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986. (Série Princípios).

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio da Pesquisa Social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009, p. 09 - p. 29.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares de Arte para a Educação Básica. Curitiba: SEED/DEB, 2008.

PEIXOTO, Maria Inês Hamann. Arte e grande público: a distância a ser extinta. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2003.

PILLAR, Analice Dutra. Leitura e Releitura. In: PILLAR, Analice Dutra (Org). A educação do olhar no ensino de artes. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011, p.7-17.

SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotski. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

SILVA, Ana Rita. A imaginação criadora no ensino de arte: uma análise na perspectiva histórico-cultural. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 8, p. 1–23, Jan./Dez., 2021. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6261. Acesso em 12 nov. 2023.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Apresentação e comentários Ana Luiza Smolka. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009. (Coleção Ensaios comentados).

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Psicologia da Arte. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKY, Lev Semyonovich. Psicologia pedagógica. Tradução Paulo Bezerra. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. (Coleção textos de psicologia).

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Gurniski Beltrami, F., Pacífico Martineli, T. A., & Nonato Ribeiro Mori, N. (2024). Reflexões sobre a Teoria Histórico-Cultural via Ensino de Arte: Uma Perspectiva Educacional Contemporânea. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11226

Edição

Seção

Artigos