Gritos da comunidade surda – identidade social em questão

Autores

Palavras-chave:

Cultura surda, Universo surdo, Teoria da argumentação, Retórica, Psicologia Social

Resumo

O artigo examina os discursos de autoras surdas e autores ouvintes identificados com a comunidade surda, que buscam definir as características que forjam a identidade e o universo surdos. A identidade surda foi historicamente constituída com base na patologização, condicionando o surdo a ser reconhecido como incapaz de realizar atividades comuns aos ouvintes, por não se comunicarem oralmente. Para tanto, apresenta-se a retórica como método de análise dos discursos, fundamentada nos autores Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, que formularam a Teoria da Argumentação no movimento Nova Retórica. O exame dos esquemas argumentativos expõe o que é admitido ou não pelos grupos. No que concerne à constituição identitária, os raciocínios se fundamentam, em grande parte, pela ligação de coexistência. Em suma, a análise retórica possibilita afirmar que, independentemente de integrarem uma minoria linguística, os discursos surdos apresentam a diversidade da comunidade surda.

Biografia do Autor

Claudia Helena Azevedo Alvarenga, UFRJ (atualmente aposentada)

Doutora em Educação; Atualmente professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. Foi professora de música no Colégio de Aplicação da UFRJ por 21 anos, tendo lecionado anteriormente na rede municipal do Rio de Janeiro, e no Colégio Pedro II. Em suas atividades artístico-musicais, destacam-se os trabalhos desenvolvidos como cantora, compositora e arranjadora com os temas que abrangem: cantos étnicos, uso não tradicional da voz e canto coral. Dirigiu o Coral da Associação Scholem Aleichem (ASA) desde sua fundação em 1995 até 2022, pesquisando o cancioneiro judaico. Desenvolve estudos nas áreas de retórica e argumentação, representações sociais, música, educação musical, formação docente para ensino de música e outros temas correlatos. Integrante dos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPQ: Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES), Retórica e Argumentação na Pedagogia e Grupo de Estudos, Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto (GEPEMAC), http://orcid.org/0000-0002-6984-6069.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Oliveira do Couto Silva, F., & Alvarenga, C. H. A. (2023). Gritos da comunidade surda – identidade social em questão. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11205

Edição

Seção

Artigos