Quando a forma é conteúdo: ambientes de aprendizagem para a primeira infância em Belo Horizonte

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Infraestrutura de escolas, Ambientes de aprendizagem, Parceria público-privada, Escolas conveniadas

Resumo

Este artigo analisa os ambientes de aprendizagem de instituições de Educação Infantil como parte constitutiva e inerente ao trabalho pedagógico com a primeira infância. O objeto de investigação são as creches e pré-escolas públicas e conveniadas com a Prefeitura de Belo Horizonte (MG). O referente analítico compreende que espaços físicos, internos e externos, e os materiais adequados para as especificidades da primeira infância não somente fazem parte de seu direito à educação, como são determinantes para a oferta escolar de qualidade, a qual seja garantidora de oportunidades de aprendizagens previstas em base nacional curricular. A avaliação dos ambientes de aprendizagem foi realizada a partir de dados secundários, derivados de pesquisa que fez observação direta de 400 turmas de crianças com idades entre 2 e 5 anos. Identificou-se que, se, por um lado, a maior parte das instituições são adequadas ao preconizado na legislação; por outro, observou-se que há um grupo de crianças que tem seus direitos limitados, visto que as oportunidades são ofertadas de forma desigual.

Biografia do Autor

Daniel Santos Braga, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da Faculdade de Educação da UEMG e do Departamento de Educação da UEMG Ibirité. Professor do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Doutor (2022) em Educação pela UFMG; Mestre em Educação pela UEMG, com graduação em Pedagogia (2009) pela mesma universidade.

Bréscia França Nonato, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFMG. Doutora (2018) e mestre (2012) em Educação pela UFMG, com graduação em Pedagogia (2009) pela mesma universidade. Integra as equipe do Programa Observatório da Juventude e do Grupo de Estudos sobre Educação Superior 

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Publicado

29-11-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)