Formação de professores mediada por tecnologia:

competências digitais docentes em um curso de extensão

Autores

Palavras-chave:

educação, tecnologia, competências digitais, formação de professores

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão mudando a formação de professores. O objetivo deste trabalho é analisar as competências digitais docentes discutidas em um curso de extensão da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa exploratória e descritiva, quali-qualitativa, envolveu 27231 participantes e foi realizada com uma adaptação do instrumento avaliativo Ikanos. A pesquisa avaliou a amostra por meio de uma pergunta de cada categoria do instrumento avaliativo. Os resultados parciais mostraram que os professores têm afinidade com a área de informação, mas precisam aprimorar seus conhecimentos em inovações tecnológicas.

Biografia do Autor

Raquel Almeida Ferreira Siqueira, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional - Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão, Supervisão e Coordenação Escolar pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba- São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Jornalista. Atuou  como Formadora e Assessora na Secretaria de Educação do Estado do Ceará- SEDUC.  Membro do Conselho Municipal de Educação do Município de Caucaia. Técnica da Secretaria de Educação na Prefeitura de Caucaia. Supervisora de Comunicação- SME Caucaia. Graduanda do Curso de Direito na Faculdade Terra Nordeste (FATENE).Membro do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE-SME/Caucaia). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, Educação Infantil, Gestão Educacional e Escolar atuando principalmente nas seguintes temáticas: didática, educação infantil, tecnologias na educação e informática na educação.

Sr. Lucas Severo, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará(2020). Tem experiência na área de Ciência da Computação. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologi Educacional da Universidade Federal do Ceará

Sr. Herbert Lima, universidade Federal do Ceará

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral

Referências

AGONÁCS, N.; MATOS, J. F. 2020 Os Cursos On-line Abertos e Massivos (Mooc) como ambientes heutagógicos. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 101, n. 257, p. 17-35, abr. 2020.

ALA-MUTKA, K.; PUNIE, Y; REDECKER, C. Digital Competence for Lifelong Learning: policy brief. Luxembourg: Oice for Oicial Publications of the European Communities, 2008. Disponível em: ftp://ftp.jrc.es/pub/EURdoc/EURdoc/JRC48708.TN.pdf Acesso em: 22 jan. 2022.

ANDERSON, T. Promise and/or peril: MOOCs and Open and Distance Education. Edmonton: Athabasca University, 2013. Disponível em:

http://www.ethicalforum.be/sites/default/files/MOOCsPromisePeril.pdf Acesso em: 15 fev. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. 2018. Curitiba: InterSaberes, 2019. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf Acesso em: 19 fev. 2022.

BALLESTER, J. P.; REVUELTA-DOMÍNGUEZ, F.; PEDRERA-RODRÍGUEZ, M. Secondary school teachers self-perception of digital teaching competence in Spain following COVID-19 confinement. Education Sciences, [s. l.], v. 11, n. 8, p. 1-17, ago. 2021.

CALVANI, A.; CARTELLI, A.; FINI, A.; RANIERI, M. Models and instruments for assessing digital competence at school. Journal of E-Learning and Knowledge Society, [s. l.], v. 4, n. 3, p. 183-194, mar. 2008.

CATTANEO, A. A.; ANTONIETTI, C.; RAUSEO, M. How digitalised are vocational teachers? assessing digital competence in vocational education and looking at its underlying factors. Computers & Education, [s. l.], v. 176, n. 1, p. 1-18, jan. 2022.

DEMARTINI, C. G. et al. Education and digital transformation: The “Riconnessioni” Project. IEEE Access, [s. l.], v. 8, n. 6, p. 186233-186256, DEZ. 2020.

DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A.; NUNES, C. S. Escala de autoavaliação de digitais de professores. Procedimentos de construção e validação. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 152-171, fev. 2019.

DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.

FERRARI, A. Digital competence in practice: an analysis of Frameworks. Sevilla: JRC Spain, 2012. Disponível em: https://ifap.ru/library/book522.pdf Acesso em: 19 jan. 2022.

FULGENCE, K. Developing digital fluency among teacher educators: Evidence from Tanzanian Schools of Education. International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology (IJEDICT), [s. l.], v. 16, n. 2, p. 158-175, dez. 2020.

HINOJO-LUCENA, F. J. et al. Factors influencing the development of digital competence in teachers: analysis of the teaching staff of permanent education centres. IEEE Access, [s. l.], v. 7, n. 6, p. 178744-178752, dez. 2019.

ILOMÄKI, L.; PAAVOLA, S.; LAKKALA, M.; KANTOSALO, A. Digital competence – an emergent boundary concept for policy and educational research", Educ. Inf. Technol., [s. l.], v. 21, n. 5, p. 655-679, maio 2016.

JANSEN, D.; ROSEWELL, J.; KEAR, K. Quality frameworks for MOOCs. In: JEMNI, M.; KINSHUK; KHRIBI, M. K. (Eds.). Open Education: from OERs to MOOCs. Berlin: Springer International Publishing, 2016. p. 261-281.

KRUMSVIK, R.; JONES, L.; OFSTEGAARD, M.; EIKELAND, O. Upper secondary school teachers’ digital competence: analysed by demographic, personal and professional characteristics. Nordic Journal of Digital Literacy, [s. l.], v. 10, n. 3, p. 143-164, mar. 2016.

MARTIN, F.; POLLY, D.; SHANNA, C.; WANG, C. Examining higher education faculty use of current digital technologies: importance, competence, and motivation. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, [s. l.], v. 32, n. 1, p. 73-86, jan. 2020.

PERIN, E. S.; FREITAS, M. C. D.; CEBRIÁN-ROBLES, V. Competências digitais de docentes da educação básica. TEAR: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 8, n. 2, p. 1-13, dez. 2019.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Almeida Ferreira Siqueira, R., Severo Melo, L., & Lima Vasconcelos, F. H. (2024). Formação de professores mediada por tecnologia:: competências digitais docentes em um curso de extensão. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11186

Edição

Seção

Artigos