Formação de professores mediada por tecnologia:
competências digitais docentes em um curso de extensão
Palavras-chave:
educação, tecnologia, competências digitais, formação de professoresResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão mudando a formação de professores. O objetivo deste trabalho é analisar as competências digitais docentes discutidas em um curso de extensão da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa exploratória e descritiva, quali-qualitativa, envolveu 27231 participantes e foi realizada com uma adaptação do instrumento avaliativo Ikanos. A pesquisa avaliou a amostra por meio de uma pergunta de cada categoria do instrumento avaliativo. Os resultados parciais mostraram que os professores têm afinidade com a área de informação, mas precisam aprimorar seus conhecimentos em inovações tecnológicas.
Referências
AGONÁCS, N.; MATOS, J. F. 2020 Os Cursos On-line Abertos e Massivos (Mooc) como ambientes heutagógicos. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 101, n. 257, p. 17-35, abr. 2020.
ALA-MUTKA, K.; PUNIE, Y; REDECKER, C. Digital Competence for Lifelong Learning: policy brief. Luxembourg: Oice for Oicial Publications of the European Communities, 2008. Disponível em: ftp://ftp.jrc.es/pub/EURdoc/EURdoc/JRC48708.TN.pdf Acesso em: 22 jan. 2022.
ANDERSON, T. Promise and/or peril: MOOCs and Open and Distance Education. Edmonton: Athabasca University, 2013. Disponível em:
http://www.ethicalforum.be/sites/default/files/MOOCsPromisePeril.pdf Acesso em: 15 fev. 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. 2018. Curitiba: InterSaberes, 2019. Disponível em: http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf Acesso em: 19 fev. 2022.
BALLESTER, J. P.; REVUELTA-DOMÍNGUEZ, F.; PEDRERA-RODRÍGUEZ, M. Secondary school teachers self-perception of digital teaching competence in Spain following COVID-19 confinement. Education Sciences, [s. l.], v. 11, n. 8, p. 1-17, ago. 2021.
CALVANI, A.; CARTELLI, A.; FINI, A.; RANIERI, M. Models and instruments for assessing digital competence at school. Journal of E-Learning and Knowledge Society, [s. l.], v. 4, n. 3, p. 183-194, mar. 2008.
CATTANEO, A. A.; ANTONIETTI, C.; RAUSEO, M. How digitalised are vocational teachers? assessing digital competence in vocational education and looking at its underlying factors. Computers & Education, [s. l.], v. 176, n. 1, p. 1-18, jan. 2022.
DEMARTINI, C. G. et al. Education and digital transformation: The “Riconnessioni” Project. IEEE Access, [s. l.], v. 8, n. 6, p. 186233-186256, DEZ. 2020.
DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A.; NUNES, C. S. Escala de autoavaliação de digitais de professores. Procedimentos de construção e validação. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 152-171, fev. 2019.
DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996.
FERRARI, A. Digital competence in practice: an analysis of Frameworks. Sevilla: JRC Spain, 2012. Disponível em: https://ifap.ru/library/book522.pdf Acesso em: 19 jan. 2022.
FULGENCE, K. Developing digital fluency among teacher educators: Evidence from Tanzanian Schools of Education. International Journal of Education and Development using Information and Communication Technology (IJEDICT), [s. l.], v. 16, n. 2, p. 158-175, dez. 2020.
HINOJO-LUCENA, F. J. et al. Factors influencing the development of digital competence in teachers: analysis of the teaching staff of permanent education centres. IEEE Access, [s. l.], v. 7, n. 6, p. 178744-178752, dez. 2019.
ILOMÄKI, L.; PAAVOLA, S.; LAKKALA, M.; KANTOSALO, A. Digital competence – an emergent boundary concept for policy and educational research", Educ. Inf. Technol., [s. l.], v. 21, n. 5, p. 655-679, maio 2016.
JANSEN, D.; ROSEWELL, J.; KEAR, K. Quality frameworks for MOOCs. In: JEMNI, M.; KINSHUK; KHRIBI, M. K. (Eds.). Open Education: from OERs to MOOCs. Berlin: Springer International Publishing, 2016. p. 261-281.
KRUMSVIK, R.; JONES, L.; OFSTEGAARD, M.; EIKELAND, O. Upper secondary school teachers’ digital competence: analysed by demographic, personal and professional characteristics. Nordic Journal of Digital Literacy, [s. l.], v. 10, n. 3, p. 143-164, mar. 2016.
MARTIN, F.; POLLY, D.; SHANNA, C.; WANG, C. Examining higher education faculty use of current digital technologies: importance, competence, and motivation. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, [s. l.], v. 32, n. 1, p. 73-86, jan. 2020.
PERIN, E. S.; FREITAS, M. C. D.; CEBRIÁN-ROBLES, V. Competências digitais de docentes da educação básica. TEAR: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 8, n. 2, p. 1-13, dez. 2019.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.