Teoria das Representações Sociais: um Convite aos Estudos de Serge Moscovici

Autores

Palavras-chave:

Representações Sociais, Denise Jodelet, Abordagem Processual, Hermenêutica

Resumo

Este artigo é um convite para conhecer a Teoria das Representações Sociais (TRS), bem como uma homenagem aos 45 anos da publicação da obra Representação Social da Psicanálise, de Serge Moscovici (1978), pela Zahar Editora. Apoiados no método Hermenêutico, com uma pesquisa bibliográfica exploratória, o objetivo é compreender as abordagens da TRS, tendo como olhar uma de suas abordagens, a processual. Com isso, o artigo convida o leitor a apreender as Representações Sociais (RS), a partir das Representações Coletivas (Durkheim, 1989), como fez Moscovici (1961, 2012), bem como seus mecanismos e dimensões, além das abordagens da TRS utilizadas no Brasil produzidas por estudiosos, pesquisadores e discípulos do autor, a fim de compreender as possibilidades da TRS em pesquisas, principalmente, em Educação.

Biografia do Autor

João Pedro Crevonis Galego, PUCPR

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pela mesma instituição realizou Mestrado em Educação em 2023. Graduado de Licenciatura em Química (PUCPR) em 2021. Membro do Grupo de Pesquisa "Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais" (POFORS/PUCPR) vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed) e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente, da Fundação Carlos Chagas/FCC. Também é Membro do Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais: Concepções e Práticas (PUCPR).

Marcos Vinicius Messino Godoi, Secretaria de Educação e Esporte do Estado do Paraná (SEED-PR)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação, diplomado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-PR (2018). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Habilitação em Matemática, por meio do Programa de Formação de Docentes pela FAMA - Faculdade de Tecnologia Machado de Assis (2018). Especialista em Auditoria e Perícia, Didática do Ensino da Matemática e em Tecnologias Aplicadas a Educação Presencial. Experiência na área de Matemática, nas séries finais do ensino fundamental e médio e, também nas áreas de Contabilidade e Cálculos no Ensino Superior. Professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Neli de Lemos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda em Educação pela PUCPR (2022)aprovada pelo edital nº19/2021 - PUCPR, inicio das aulas em abril 2022. Mestre em Educação pela PUCPR (2017). Especialista em Gestão Pública (UAB/IFSC, 2013). Especialista em PROEJA (IFSC, 2010) e, Graduada em PEDAGOGIA pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), Habilitação em Orientação Educacional, Séries Iniciais e podendo ministrar aulas nas disciplinas de Filosofia da Educação, Sociologia da Educação e Psicologia da Educação, tendo adquirido conhecimentos teóricos e práticos em minha carreira que me habilitaram a um ótimo desempenho nas atividades profissionais que poderei desenvolver. Atualmente sou Pedagoga OE no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Clarice Schneider Linhares, UNICENTRO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1975) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014). Atualmente é adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Educação Infantil, Formação, Educação e Supervisão Escolar. Lider do grupo de pesquisa Organização do Trabalho Pedagógico.. Faz parte do Grupoi de Pesquisa: Políticas Educacionais, Formação de professores, Trabalho Docente e Representações Sociais Da Pontifícia Católica do Paraná POFORS

Referências

ALAYA, D. B. Abordagens filosóficas e a teoria das representações sociais. In: ALMEIDA, A. M.; SOUZA SANTOS, M. F.; TRINDADE, Z. A. (org.). Teoria das representações sociais: 50 anos. Brasília, DF: Technopolitik, 2011. p. 262-281.

ALAYA, D. B.; CHAMON, T. Pensamento social e a questão da racionalidade. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 16-29, 2020.

ALVES‐MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Em aberto, Brasília, DF, ano 14, n. 61, p. 60-78, jan./mar. 1994.

ARRUDA, A. Teoria das Representações Sociais e Teorias de Gênero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, p. 127-147, 2002. Doi: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000300007.

BONETI, L. W. Prefácio. In: ENS, R. T; OLIVEIRA, J. L. Métodos de pesquisa e suas interfaces em educação. Curitiba: CRV, 2024. v. 4; p. 17-20. (Coleção Formação de professores e Políticas Educacionais).

CASSIANI, S. H. de B.; CALIRI, M. H. L.; PELÁ, N. T. R. A teoria fundamentada nos dados como abordagem da pesquisa interpretativa. Revista latino-americana de enfermagem, v. 4, p. 75-88, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11691996000300007 . Acesso em: 20 out. 2023.

CRISTÓFANO, S. A hermenêutica como perspectiva metodológica para a leitura, análise e compreensão da literatura infantil e juvenil. Revista Semioses, Rio de Janeiro, v. 1, n. 8, p. 13-24, fev. 2011. Disponível em: http://apl.unisuam.edu.br/semioses/pdf/n8/n8_art_01.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.

DONATO, S. P.; ENS, R. T.; FAVORETO, E. D. de A.; PULLIN, E. M. M. P. Abordagem estrutural das representações sociais: da análise de similitude ao grupo focal, uma proposta metodológica. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 14, n. 37, p. 367-394, 2017. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3786. Acesso em: 07 ago. 2023.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Edições Paulinas, 1989.

ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. Representações sociais e visão complexa: interfaces e fronteiras entre as proposições de Serge Moscovici e Edgar Morin. In: ENS, R. T.; VILLAS BÔAS, Lucia; BEHRENS, M. A. Representações sociais: fronteiras, interfaces e conceitos. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013. p. 89-108.

ENS, Romilda Teodora. Possible dialogues between social representations and educational policies: the dilemma of data analysis. In: SOUSA, Clarilza Prado de; SERRANO OSWALD, Serena Eréndira (ed.). Social Representations for the Anthropocene: Latin American Perspectives. Cham: Springer International Publishing, 2021. Cap. 15. p. 311-323. Introductory Comment - Elizabeth Fernandes de Macedo. https://doi.org/10.1007/978-3-030-67778-7_15.

GADAMER, H.-G. Verdade e método II: complementos e índices. Tradução Ênio Paulo Giachini. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2010.

GALEGO, J. P. C. Representações Sociais de Professores PDE-PR sobre Alfabetização Científica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2023.

GHEDIN, E.; FRANCO, A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, Artmed, 2009.

GIL, A. C. Como classificar as pesquisas. In: GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 44-45.

GODOI, M. V. M. Formação continuada de professores no Estado do Paraná: recontextualização e desafios. 2023. 141f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2023.

HABERMAS, J. Ciências sociais reconstrutivas versus ciências sociais compreensivas. In: HABERMAS, Jurgen. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. p. 37-60.

JODELET. D. Conferência de Denise Jodelet por ocasião do recebimento do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. In: SOUSA, C. P. de et al (org.). Representações sociais: estudos metodológicos em educação. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2011. p. 11-34.

JODELET, D. Contribuições das representações sociais para análise das relações entre educação e trabalho. In: PARDAL, L.; MARTINS, A.; SOUSA, C. P.; DUJO, A.; PLACCO. V. Educação e trabalho: representações, competências e trajetórias. 2007. p. 11-26.

JODELET, D. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade e estado, Brasília, DF, v. 24, p. 679-712, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69922009000300004. Acesso: 12 ago. 2023.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (org.). Representações sociais. Tradução Lilian Ulup Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 17-44.

JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

LAHLOU, S. Difusão das Representações Sociais e Inteligência Coletiva Distribuída. In: ALMEIDA, A. M.; SOUZA SANTOS, M. F.; TRINDADE, Z. A. (org.). Teoria das representações sociais: 50 anos. Brasília: Technopolitik, 2011. p. 59-99.

LIMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, p. 37-45, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004. Acesso em: 24 out. 2023.

MARKOVÁ, Ivana. A fabricação da teoria de representações sociais. Cadernos de Pesquisa [online]. v. 47, n. 163, p. 358-375, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053143760 Acesso em: 04 mar. 2024.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875. Acesso em: 07 ago. 2023.

MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução Sonia Fuhrmann. Petrópolis. RJ: Vozes, 2012.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, S. Ideias e seu desenvolvimento: um diálogo entre Serge Moscovici e Ivana Marková. In: MOCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigação em psicologia social. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. cap. 7, p. 305-388.

MOSCOVICI, S. On social representations. In: FORGAS, J. P. (ed.). Social cognition: perspective on everyday undertanding. London: Academic Press, 1981.

MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image et son public. Paris: PUF, 1961.

NAGEL, J. S. de O. Representações sociais de coordenadores pedagógicos sobre função formativa na rede municipal de ensino de Curitiba. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017.

RATINAUD P. IRAMUTEQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [software]. 2009. Disponível em: http://www.iramuteq.org. Acesso em: 04 mar 2024.

RIBAS, M. S. Educação em direitos humanos no contexto da educação de jovens e adultos: o desvelar da violência simbólica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017.

RICOEUR, P. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Tradução M. F. Sá Correia. Porto/Portugal: RÉS, 1978.

SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.

SCHMIDT, L. K. Hermenêutica. Tradução Fábio Ribeiro. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

SILVA, E. da R. Do Conhecimento sociológico à teoria das representações sociais. Sociedade e cultura, Goiás, v. 6, n. 2, p. 189-199, 2003.

SOUSA, C. P. de; ENS, R. T.; OSWALD, S. E. S. A construção do pensamento social de professoras e coordenadoras pedagógicas sobre a pandemia da covid-19: um estudo em representações sociais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 18, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.20929.007. Acesso em: 21 out. 2023.

VÈRGES, P. Conjunto de programas que permitem a análise de evocações - EVOC: manual. Versão 5. Aix en Provence, 2002.

ZANATTA, J. A.; COSTA, M. L. Um passeio pelo caminho das representações sociais. Psicólogo informação, São Paulo, v. 18, n. 18, p. 119-135, 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/229057560. Acesso em: 20 out. 2023.

Downloads

Publicado

15-12-2023

Como Citar

Pedro Crevonis Galego, J., Godoi, M. V. M., Lemos, N. de, & Linhares, C. S. (2023). Teoria das Representações Sociais: um Convite aos Estudos de Serge Moscovici. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11178. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11178

Edição

Seção

Teoria das Representações Sociais no Brasil