Solo e semente da formação de professores do campo: uma investigação sobre representações sociais de meio ambiente

una investigación sobre las representaciones sociales del medio ambiente

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação Ambiental, Educação em Ciências, Formação de Professores, Representações Sociais

Resumo

A Educação do Campo pode ser considerada uma perspectiva educacional com base epistemológica e prática específica, que reivindica políticas públicas para a garantia do direito à educação formal do campesinato. Nesse contexto, foram criados os cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Frente a isso, este estudo investigou representações sociais de meio ambiente de um grupo de camponeses licenciandos de uma universidade federal do interior de Minas Gerais. A abordagem adotada foi a estrutural. Os resultados revelam uma diferença significativa no núcleo central da representação face a outros estudos, sobretudo por não contar com o termo “natureza”. Ademais, a presença da “agroecologia” nos elementos periféricos expressa um potencial de construção de uma representação social de meio ambiente mais complexa que agrega fatores sociais, culturais e econômicos Assim, destaca-se também a atualidade da Teoria das Representações Sociais para questões educacionais contemporâneas.

Biografia do Autor

Francielle Carvalho de Freitas Lima , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pesquisadora do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq) e do Laboratório de Meio Ambiente, Ciência e Educação (LAMACE).

Diógenes Valdanha Neto , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB/UNICAMP), com atuação interdisciplinar na interface Meio Ambiente-Educação. É graduado em Ciências Biológicas, nas modalidades bacharelado e licenciatura, pela Universidade de São Paulo (USP/FFCLRP). Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/FCLAR). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/FE). Na UNICAMP coordena o Laboratório de Meio Ambiente, Ciência e Educação (LAMACE), grupo de pesquisa interdisciplinar cadastrado no CNPq. Está credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM/UNICAMP). É também membro do Conselho Consultivo do Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (NAPRA). Faz parte do corpo editorial (editor adjunto) da revista Ambiente e Sociedade. Atualmente é vice-diretor da Reginal 4 (MG/DF/TO/GO) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Atua principalmente nas áreas de Educação em Ciências, Educação Ambiental e Ambiente e Sociedade.

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Licenciada e Bacharel em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Líder do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM).atura em Educação do Campo.

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Publicado

08-05-2024

Como Citar

Carvalho de Freitas Lima , F. ., Valdanha Neto , D. ., & Lima Miranda, C. . (2024). Solo e semente da formação de professores do campo: uma investigação sobre representações sociais de meio ambiente : una investigación sobre las representaciones sociales del medio ambiente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11167. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11167

Edição

Seção

Teoria das Representações Sociais no Brasil