Teoria das Representações Sociais e a Constituição Identitária Profissional de Coordenadores Pedagógicos: interfaces e desafios

Autores

Palavras-chave:

Representações Sociais, Constituição Identitária Profissional, Coordenador Pedagógico

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa de doutoramento intitulada “Ser pedagogo escolar: representações sociais sobre a constituição identitária do Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Curitiba” e analisa a relação entre as representações sociais e o processo de constituição identitária de coordenadores pedagógicos que trabalham na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, por meio dos atos de pertença e dos atos de atribuição elucidados por Claude Dubar (2005, 2006). Na primeira parte, apresentamos o referencial que embasa a discussão dos dados. Em seguida, discorremos sobre o percurso metodológico, fundamentado na Hermenêutica de Gadamer (1997, 2012), em que os dados foram discutidos por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Na sequência, apresentamos os dados analisados, em que foi possível perceber como os conceitos estão ancorados e reverberam nas ações e no conhecimento dos sujeitos em seus contextos.

Biografia do Autor

Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel, Secretaria Municipal de Curitiba-PR

Doutora e Mestre em Educação pela PUCPR, na linha História e Políticas da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas/FCC e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente coordenado pela professora doutora Romilda Teodora Ens. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Especialista em Educação infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e em Gestão e Educação Ambiental pela SPEI (2012). Atualmente é Pedagoga Escolar da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

Romilda Teodora Ens, PUCPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1971), graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós doutoramento pela Universidade do Porto (2018) É professora titular aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas (FCC), participando do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação). Foilíder do grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais na PUCPR, que integrou a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC.Participa da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa ReLePe e da rede de pesquisadores de grupo de pesquisa na PUC/SP-NEARS (Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais).

Sabrina Plá Sandini, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Paraná

Pós-doutoranda em Educação pela PUCPR, na linha História e Políticas da Educação. Doutora em Ciências de La Educación pela Universidade Nacional e La Plata – UNLP/Argentina. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG e Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do professor e Representações Sociais (POFORS-PUCPR) vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas/FCC e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente coordenado pela professora doutora Romilda Teodora Ens. Tem experiência em diferentes níveis de ensino e, atualmente é professora colaboradora no curso de pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Paraná.

Ana Paula Plá Sandini, Prefeitura Municipal de Curitiba-PR

Mestre em Educação pela PUC/PR, pesquisa vinculada a Linha de pesquisa: História e Políticas da Educação. Realiza estudos na área de políticas de formação de professores, desenvolvimento profissional docente, formação continuada e o programa PDE-PR. é Graduada em Pedagogia. Atua como Assistente no Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. É participante do grupo de Pesquisa: Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais; Projeto: Representações Sociais sobre Formação e Trabalho Docente: Elementos para se Pensar a Profissionalização Docente e as Políticas Educacionais. Membro do Conselho Municipal da Política Étnico Racial de Curitiba - COMPER. Participa da Comissão de Enfretamento ao Racismo. Suplente no Fórum Municipal de Educação de Curitiba - FME e integrante da Comissão Especial de Mobilização e Divulgação.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Nagel, J. S. de O. N., Ens, R. T., Plá Sandini, S., & de Moraes de Siqueira, A. P. (2023). Teoria das Representações Sociais e a Constituição Identitária Profissional de Coordenadores Pedagógicos: interfaces e desafios . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11103. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11155

Edição

Seção

Teoria das Representações Sociais no Brasil