As Representações Sociais em Movimento dos Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Fundão sobre a Escola
Palavras-chave:
Representações Sociais em Movimento. Educação e Mineração. Rompimento da Barragem de Fundão. Atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão. Escolas atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão.Resumo
O artigo apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo foi estudar as representações sociais de professoras, mães, egressas e lideranças comunitárias sobre três escolas soterradas pelo rompimento da Barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais. O trabalho referenciou-se na teoria das Representações Sociais com recorte na abordagem das Representações Sociais em Movimento. A metodologia estruturou-se em duas fases: levantamento de informações sobre o rompimento e seus impactos nas escolas e realização de entrevistas narrativas. Os resultados indicaram que os entrevistados estavam vivenciando três movimentos em suas representações sociais sobre a escola: retornar à experiência antes do rompimento; manter o discurso do rompimento e em seus impactos; problematizar a escola articulando a experiência anterior, o presente e o futuro. Concluiu-se que o estudo possibilitou recuperar as vivências dos sujeitos em um contexto no qual as condições materiais de existência foram destruídas.
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