As Representações Sociais em Movimento dos Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Fundão sobre a Escola

Autores

Palavras-chave:

Representações Sociais em Movimento. Educação e Mineração. Rompimento da Barragem de Fundão. Atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão. Escolas atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão.

Resumo

O artigo apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo foi estudar as representações sociais de professoras, mães, egressas e lideranças comunitárias sobre três escolas soterradas pelo rompimento da Barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais. O trabalho referenciou-se na teoria das Representações Sociais com recorte na abordagem das Representações Sociais em Movimento. A metodologia estruturou-se em duas fases: levantamento de informações sobre o rompimento e seus impactos nas escolas e realização de entrevistas narrativas. Os resultados indicaram que os entrevistados estavam vivenciando três movimentos em suas representações sociais sobre a escola: retornar à experiência antes do rompimento; manter o discurso do rompimento e em seus impactos; problematizar a escola articulando a experiência anterior, o presente e o futuro. Concluiu-se que o estudo possibilitou recuperar as vivências dos sujeitos em um contexto no qual as condições materiais de existência foram destruídas.  

Biografia do Autor

Maria Isabel Antunes-Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Pós Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Presidente Prudente. Pós Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais. Participa do do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (NEPCAMPO/FaE-UFMG), do Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais (GERES) e do Grupo de Estudos em Educação, MIneração e Meio Ambiente ( GEMA).Desenvolve Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão com ênfase na formação e prática docente a partir dos referenciais da Psicologia Social e Educação do Campo. Focaliza preferencialmente professores que atuam com populações Assentadas, Atingidos por rompimento de barragens, Ribeirinhos, Agricultores Familiares e Populações Tradicionais Campesinas.

Adriane Cristina de Melo Hunzicker, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Educação no Programa de Educação: Conhecimento e Inclusão Social, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Mestra em Educação, na Linha de Pesquisa em Educação do Campo, pela FaE/UFMG (2019). Graduada em Geografia pela Faculdade Santa Rita (2008). Especialista em Práticas Pedagógicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Norte do Paraná (2015). Desenvolve pesquisas sobre a relação Educação-Mineração; Educação do Campo; Representações Sociais. Atuou como pesquisadora assistente do Projeto de Pesquisa - Impactos do Rompimento da Barragem do Fundão na identidade das escolas do campo: um estudo na perspectiva das representações sociais - (2017-2020). Em 2021 atuou como coordenadora pedagógica da Projeto de Extensão - Educação em tempos de pandemia: construindo caminhos para a escolarização básica na região da Bacia do Rio Doce ? MG -. Atualmente atua no "Programa de formação continuada de educadores da rede pública dos municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão em Minas Gerais ? Escola da Bacia do Rio Doce" na elaboração de material didático e por um período como Tutora. Atua como bolsista voluntária no Projeto de Pesquisa e extensão - Desafios para os trabalhadores na Educação e na Mineração em tempos de pandemia: vigilância ativa e participativa nos territórios minerários -. É membro do Grupo de Estudos sobre Educação, Mineração e Meio Ambiente (GEMA) com integrantes da UFMG e UFOP. Participa do Grupo de Estudos em Representações Sociais (GERES)/FaE/UFMG. Atuou como professora na Educação Básica, em escolas públicas situadas em Mariana e Ouro Preto/MG, entre ela unidades escolares atingidas pelo Rompimento da Barragem de Fundão. Participou da formação continuada de professores no Programa Escola da Terra na UFMG (edição 2019) e como monitora no Programa de Incentivo à Formação Docente (PIFID) no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo/FaE/UFMG) (2020-2021). Atualmente é bolsista da CAPES/PROEX/UFMG. Autora do livro "Aqui tinha uma escola", lançado pela Editora Appris, em 2022.

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

Antunes-Rocha, M. I., & de Melo Hunzicker, A. C. (2023). As Representações Sociais em Movimento dos Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Fundão sobre a Escola. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11153

Edição

Seção

Teoria das Representações Sociais no Brasil