Cultura de Paz: representações sociais de professores da EJA sobre a escola em contextos de violências

Autores

Palavras-chave:

Representações Sociais. Cultura de Paz. Violência. Professores. Contexto

Resumo

Analisaram-se as representações sociais dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre escolas em ‘contextos de violências’ em São Gonçalo (RJ), Brasil. Valendo-se da Teoria das Representações Sociais de S. Moscovici e da Pesquisa para a Paz de J. Galtung, o estudo foi conduzido no segundo semestre de 2022 com a participação de 21 professores. Foram utilizadas entrevistas narrativas biográficas para produção dos dados e a Análise Temática de S. Jovchelovitch e M. Bauer para examiná-los. A análise revelou três temas centrais – “Meu passado, minhas violências”, “Da constituição de uma couraça ao sofrimento ético-político” e “Estratégias” – que possivelmente compõem as representações sociais dos professores sobre a escola em ‘contexto de violências’. Esses achados fornecem pontos para a compreensão dos desafios enfrentados pelos professores e para o desenvolvimento de estratégias de intervenção e promoção de uma Educação para a Paz e Cultura de Paz, considerando os elementos psicossociais que inscrevem o contexto escolar.

Biografia do Autor

André Felipe Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professor adjunto da Miami University of Science and Technology (Must), Florida, Estados Unidos (EUA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM- Morelos). Especialista em Supervisão/ Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua nos grupos de pesquisas: Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) e Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES) - ambos certificados pelos CNPq. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) e da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).Tem experiência na área de Formação de Professores; Psicologia da Educação; Psicologia Social na Educação; Avaliação Educacional; Metodologias de Pesquisa e Ensino; Ciências Sociais na Educação, Direitos Humanos e Educação; Educação para a Paz. Contato: andrefelipecostasantos@gmail.com ORCID: 0000-0002-6139-5603.

Debora Pereira Silva Fonseca, https://orcid.org/0009-0000-2168-6492

Há 36 anos atuando na área da Educação, atualmente exercendo o cargo de diretora pedagógica em uma instituição Batista de ensino e professora concursada da Prefeitura de São Gonçalo. Graduada em Comunicação Social e Pedagogia e Pós-Graduada em Administração e Supervisão Escolar, Orientação Pedagógica e Orientação Educacional e Educação Especial e Inclusiva. Mestranda em Educação-UNESA.

Karina Alves Biasoli, Serviço Social da Indústria - SESISP

Doutora em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC-SP. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário FIEO (1997), especialização em Direito Civil e Processual Civil pela UNIFIEO (2002), graduação em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e mestrado em Educação: Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atuou como assistente de pesquisa na Fundação Carlos Chagas (FCC) no âmbito do CIERS-ed. Pós-doutorado em Educação pela UNICID. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II, no Serviço Social da Indústria (SESISP). Experiência como professora na Educação Básica e no Ensino Superior (Curso de Pedagogia); Coordenação Pedagógica e Formação de Professores.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Costa Santos, A. F., Pereira Silva Fonseca, D., & Alves Biasoli, K. (2023). Cultura de Paz: representações sociais de professores da EJA sobre a escola em contextos de violências . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11150. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11150

Edição

Seção

Teoria das Representações Sociais no Brasil