Cultura de Paz: representações sociais de professores da EJA sobre a escola em contextos de violências
Palavras-chave:
Representações Sociais. Cultura de Paz. Violência. Professores. ContextoResumo
Analisaram-se as representações sociais dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre escolas em ‘contextos de violências’ em São Gonçalo (RJ), Brasil. Valendo-se da Teoria das Representações Sociais de S. Moscovici e da Pesquisa para a Paz de J. Galtung, o estudo foi conduzido no segundo semestre de 2022 com a participação de 21 professores. Foram utilizadas entrevistas narrativas biográficas para produção dos dados e a Análise Temática de S. Jovchelovitch e M. Bauer para examiná-los. A análise revelou três temas centrais – “Meu passado, minhas violências”, “Da constituição de uma couraça ao sofrimento ético-político” e “Estratégias” – que possivelmente compõem as representações sociais dos professores sobre a escola em ‘contexto de violências’. Esses achados fornecem pontos para a compreensão dos desafios enfrentados pelos professores e para o desenvolvimento de estratégias de intervenção e promoção de uma Educação para a Paz e Cultura de Paz, considerando os elementos psicossociais que inscrevem o contexto escolar.
Referências
ABRAMOVAY, M.; OLIVEIRA, V. C. de; XAVIER, F. P.; BASTOS, L. M. Os caminhos da pesquisa em violência nas escolas: entrevista com Miriam Abramovay. Revista Brasileira de Segurança Pública, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 292-315, 2019. DOI: 10.31060/rbsp.2018.v12.n2.1084. Disponível em: https://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/view/1084. Acesso em: 22 fev. 2023.
ABRAMOVAY, Miriam et al. Os caminhos da pesquisa em violência nas escolas: Entrevista com Miriam Abramovay. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 12, n. 2, p. 292-315, 2018.
ABRIC, Jean-Claude. Specific processes of social representations. Papers on Social Representations, v. 5, p. 77-80, 1996.
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
AGÊNCIA BRASIL EBC (Brasil) (ed.). Ministério da Justiça monta força-tarefa contra violência nas escolas. 2023. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-04/ministerio-da-justica-monta-forca-tarefa-contra-violencia-nas-escolas. Acesso em: 10 abr. 2023.
AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS (Brasília). Comissão de Educação aprova política nacional de atenção psicossocial nas escolas: um dos objetivos é oferecer cuidados em saúde mental para professores, estudantes e familiares. 2023. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/949353-comissao-de-educacao-aprova-politica-nacional-de-atencao-psicossocial-nas-escolas. Acesso em: 10 abr. 2023.
APOSTOLIDIS, Themis. Representations sociales et triangulation: une application en psychologie sociale de la sante. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 211-226, maio 2006.
BAUMAN, Zygmunt; DONSKIS, Leonidas. Mal líquido: vivendo num mundo sem alternativas. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BAUMAN, Zygmunt; MORAL, L. Cegueira. A perda da sensibilidade na modernidade líquida. 2014.
BEN ALAYA, Dorra et al. Pensamento social e a questão da racionalidade. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 17, n. 50, p. 16-29, 2020.
BOBBIO, Norberto. O problema da guerra e as vias da paz. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Unesp, 2003.
BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
BOWLING FOR COLUMBINE. Direção de Michael Moore. Alemanha, 2003. Color. Legendado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KSXBovSl3bU&ab_channel=THFilmes. Acesso em: 9 abr. 2023.
CABECINHAS, Rosa. Representações sociais, relações intergrupais e cognição social. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 14, p. 125-137, 2004.
CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO. O extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às escolas e alternativas para a ação governamental. 2022. Disponível em https://n9.cl/4rnpb. Acesso em: 9 abr. 2023.
CAMPOS, Pedro Humberto. As as praticas sociais e seu contexto. In: ROSO, Adriane (org.). Mundos sem fronteira: representações sociais e praticas psicossociais. Porto Alegre: Abrapso, 2022. p. 89-116.
CAMPOS, Pedro Humberto. As práticas sociais e seu contexto. In: ROSO, Adriane et al. (org). Mundo sem fronteiras. Florianópolis: Editora da ABRAPSO, 2021. v. 1, p. 122-156.
CAMPOS, Pedro Humberto. Contexto e formação das representações sociais. 2023. No prelo.
CARRETEIRO, Teresa Cristina. “A doença como projeto”: uma contribuição à análise de formas de afiliações e desafiliações sociais. In: SAWAIA, Bader (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 89-98.
CHAUÍ, Marilena. Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro: escritos de Marilena Chauí. São Paulo: Autêntica, 2017. v. 2.
CHRISPINO, A.; DUSI, M. L. H. M. Uma proposta de modelagem de política pública para a redução da violência escolar e promoção da Cultura de Paz. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 16, n. 61, p. 597-624, out. 2008.
CODOL, Jean Paul. On the system of representations in a group situation. European Journal of Social Psychology, v. 4, n. 3, p. 343-365, 1974.
COSTA, Jurandir Freire. Violência e psicanálise. In: COSTA, Jurandir Freire. Violência e psicanálise. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo, 2017.
DOISE, Willem et al. Values and perceived conflicts in the social representations of human rights: feasibility of a cross-national study. Swiss Journal of Psychology/Schweizerische Zeitschrift für Psychologie/Revue Suisse de Psychologie, 1994.
DOWBOR, Ladislau. Resgatar a função social da economia: uma questão de dignidade humana. São Paulo: Editora Elefante, 2022.
DUNNE, Máiréad; HUMPHREYS, Sara; LEACH, Fiona. Gender violence in schools in the developing world. Gender and Education, v. 18, n. 1, p. 75-98, 2006.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. v. 1 e 2.
FERRARA, Pietro et al. Physical, psychological and social impact of school violence on children. Italian Journal of Pediatrics, v. 45, n. 1, p. 1-4, 2019.
FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Natal: EDUFRN, 2014.
FREUD, Sigmund (1930-1936). O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
G1-SP (São Paulo) (ed.). Uma professora morre e três ficam feridas em ataque a escola estadual em SP; aluno também se feriu. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/03/27/professores-e-alunos-sao-esfaqueados-dentro-de-escola-estadual-na-zona-sul-de-sp-diz-pm.ghtml. Acesso em: 9 abr. 2023.
GALTUNG, Johan. Peace, war and defense: essays in peace research II. Copenhagen: Christian Elgers, 1976.
GALTUNG, Johan. Poverty, violence and health. World Health, v. 47, n. 6, p. 8-9, 1994.
GALTUNG, Johan. Twenty-five years of peace research: Ten challenges and some responses. Journal of peace research, v. 22, n. 2, p. 141-158, 1985.
GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
GROS, Frédéric. Estados de violência: ensaio sobre o fim da guerra. Aparecida: Editora Ideias & Letras, 2009.
GUARESCHI, Pedrinho A. Pressupostos psicossociais da exclusão: competitividade e culpabilização. In: SAWAIA, Bader (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 143-158.
GUARESCHI, Pedrinho; ROSO, Adriane. Teoria das representações sociais: sua história e seu potencial crítico e transformador. In: CHAMON, E. M. Q. O.; GUARESCHI, Pedrinho A.; CAMPOS, P. H. F. (org.). Textos e debates em representação social. Porto Alegre: ABRAPSO, 2014. p. 17-40.
HABERMAS, Jürgen. Inclusão do outro. São Paulo: Loyola, 2002.
HOBSBAWM, Eric J. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais (Trad. Luiz Repa). São Paulo: Ed. 34, 2003.
JAMES, William; WEAVER, Anthony. The moral equivalent of war. Cidade: Peace Pledge Union, 1963.
JARES, Xesús R. Educação para a paz: sua teoria e sua prática. Porto Alegre: Artmed, 2002.
JARES, Xesús R. Educar para a paz em tempos difíceis. Tradução de Elizabete de Moraes Santana. São Paulo: Palas Athena, 2007.
JODELET, Denise et al. As representações sociais. Rio de janeiro: Eduerj, p. 17-44, 2001.
JODELET, Denise. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade e Estado, v. 24, p. 679-712, 2009.
JODELET, Denise. Os processos psicossociais da exclusão. In: SAWAIA, Bader (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 55-68.
JODELET, Denise. Problemáticas psicossociais da abordagem da noção de sujeito. Cadernos de Pesquisa, v. 45, p. 314-327, 2015.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, M. W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
JOVCHELOVITCH, Sandra; PRIEGO-HERNÁNDEZ, Jacqueline. Sociabilidades subterrâneas: identidade, cultura e resistência em favelas do Rio de Janeiro. Brasília: Unesco, 2013.
KRÜGER, Helmuth. Psicologia social das crenças. Curitiba: CRV, 2018.
LEDERACH, J. P. La imaginación moral: el arte y el alma de la construcción de la paz. 9. ed. Bilbao: Bakeaz, 2007.
LEVINAS, Emmanuel. O humanismo do outro homem. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
LOSURDO, Domenico. Um mundo sem guerras: a ideia de paz das promessas do passado às tragédias do presente. Editora Unesp, 2018.
MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo: coletânea de artigos de Herbert Marcuse. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
MARKOVÁ, Ivana. Mente dialógica: senso comum e ética. Curitiba: Pucpress, 2017.
MARTÍN-BARÓ, Ignacio. Political violence and war as causes of psychosocial trauma in El Salvador. International Journal of Mental Health, v. 18, n. 1, p. 3-20, 1989.
MORTES e violências contra LGBTI+ no Brasil: Dossiê 2022. Acontece Arte e Política LGBTI+; ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais); ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos). Florianópolis, SC: Acontece, ANTRA, ABGLT, 2023.
MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
MUÑOZ, Francisco A. (ed.). La paz imperfecta. Granada: Universidad de Granada, 2001a.
MUÑOZ, Francisco A. La paz imperfecta. In: LÓPEZ MARTINEZ, M. et al. (org.). Enciclopedia de paz y conflictos: L-Z. Granada: Editorial Universidad de Granada, 2001b.
OSWALD, Úrsula; SERRANO OSWALD, Serena Eréndira (coord.). Riesgos socioambientales, paz y seguridad en América Latina. Centro Regional de Investigaciones Multidisciplinarias. México: UNAM, 2018.
PASSEGGI, Maria da Conceição et al. Narrativas autobiográficas com crianças na pesquisa qualitativa em educação: reflexões sobre procedimentos de análise. CIAIQ 2017, v. 1, 2017.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, p. 369-386, 2011.
PASSETTI, Edson; OLIVEIRA, Salete (org.). A tolerância e o intempestivo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
PAUGAM, Serge. O enfraquecimento e a ruptura dos vínculos sociais: uma dimensão essencial do processo de desqualificação social. In: SAWAIA, Bader (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 69-88.
PEREIRA, Vinicius Tonollier; GUARESCHI, Pedrinho A. Representações sociais da psicologia sobre os usuários do CRAS: culpabilização dos sujeitos em situação de vulnerabilidade social. Diálogo, n. 26, p. 9-24, 2014.
PODER 360 (Brasil). Veículos de mídia decidem omitir nomes de autores de massacres. 2023. Disponível em: https://www.poder360.com.br/midia/veiculos-de-midia-decidem-omitir-nomes-de-autores-de-massacres/. Acesso em: 10 abr. 2023.
POMBO-DE-BARROS, Carolina Fernandes; ARRUDA, Angela Maria Silva. Afetos e representações sociais: contribuições de um diálogo transdisciplinar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, p. 351-360, 2010.
PROUDHON, Pierre-Joseph. A guerra e a paz. Verve. Revista Semestral Autogestionária do Nu-Sol, n. 19, 2011.
RATEAU, Patrick et al. Social Representation theory. In: VAN LANGE, Paul A. M.; KRUGLANSKI, Arie W.; HIGGINS, E. Tory. Handbook of theories of socialpsychology. Los Angeles: Sage, 2012.
RISTUM, Marilena. Violência na escola, da escola e contra a escola. In: ASSIS, S. G.; CONSTANTINO, P.; AVANCI, J. Q. (org.). Impactos da violência na escola: um diálogo com professores [online]. Rio de Janeiro: Ministério da Educação; Editora Fiocruz, 2010. p. 65-93.
SALLES FILHO, N. A. Cultura de paz e educação para a paz: olhares a partir da teoria da complexidade de Edgar Morin. 2016. 357 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.
SANTOS, André Felipe Costa. Construção e validação de uma matriz de referência para o estudo das representações sociais sobre educação para a paz-tolerância. 2017. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
SANTOS, André Felipe Costa. Educação para a paz: representações sociais de jovens do ensino médio público sobre a tolerância/intolerância. 2021. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
SANTOS, André Felipe Costa; SOUSA, Clarilza Prado. A relevância de estudos em representações sociais versados com as pesquisas para a paz no desenvolvimento de uma educação para a paz. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 14, n. 37, p. 93-113, 2017. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20170042
SANTOS, André Felipe Costa; SOUSA, Clarilza Prado. Sujeito relacional: ensaio sobre o conflito. In: MOREIRA, R. M.; ROCHA, J. C. C. C. de; SERVO, M. L. S. (org.). Representações sociais e seus diversos olhares. Curitiba: CRV, 2018. p. 27-43.
SANTOS, André Felipe Costa; SOUSA, Clarilza Prado; SERRANO OSWALD, S. E. Tendências & desafios dos estudos em educação para a paz no Brasil. Educação Unisinos, p. 1-21, 1º fev. 2023.
SANTOS, André Felipe Costa; SOUSA, Clarilza Prado. Education for peace: analysis of the cultural conditions of development in Brazil. Práxis Educativa, v. 14, n. 2, p. 638-658, 2019.
SAWAIA, Bader. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In: SAWAIA, Bader (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 99-120.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
STREECK, Wolfgang. Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático. São Paulo: Boitempo, 2019.
STREECK, Wolfgang. Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático. Boitempo Editorial, 2019.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TOURAINE, Alain. Pensar outramente: o discurso interpretativo dominante. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
UNICEF et al. Violencia escolar en América Latina y el Caribe. Superficie y Fondo. 2011. Disponível em: https://www. unicef. org/lac/violencia_escolar_OK.
VILLAS BÔAS, Lúcia Pintor Santiso; SOUSA, Clarilza Prado. Uma investigação da historicidade das representações sociais. Temas em Psicologia, v. 19, n. 1, p. 205-218, 2011.
WANDERLEY, Mariangela Belfiore. Refletindo sobre a noção de exclusão. In: SAWAIA, Bader (org.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 17-28.
WEBER, Max. Metodologias das ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2022.
WIEVIORKA, M. O novo paradigma da violência. Tempo Social, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 5-41, maio 1997.
WIEVIORKA, Michel. Retour au sens: pour en finir avec le déclinisme. Robert Laffont, 2015.
ZALUAR, A. Violência e crime: o que ler na ciência social brasileira (1970-1995). São Paulo: Sumaré, 1999.