Por uma perspectiva de formação docente em marcha: diálogos instituintes com a Red Cómplices Pedagógica Latinoamericana
Palavras-chave:
Educação , Redes e coletivos docentes, Formação docente, Movimentos instituintes de professores, América Latina e CaribeResumo
A partir de uma perspectiva dialógica, qualitativa e investigativoformativa em movimentos instituintes este artigo tem como objetivo refletir sobre as chamadas Redes Pedagógicas Latino-Americanas, a partir da experiência dxs autorxs na Red de Educadores Cómplices Pedagógicos Latinoamericanos em 2020. O ano pandêmico da Covid-19, em 2020, provocou a emergência de novas experiências dialógicas de educarnarrarformar no processo de confluência entre redes e coletivos docentes. A partir desta experiência foi possível perceber: a indissociabilidade entre a perspectiva da formação docente e a concepção da educação como um ato político, e do/a docente como intelectual de seu pensarfazer; a relevância dos movimentos em redes como espaços de deslocamentos formativos plurais, múltiplos. Compreendemos a urgência de tais movimentos como formas de resistência para viabilidades outras de (re)invenção educativa sob bases mais democráticas, horizontais e emancipatórias, suleadas no território latino-americano.Downloads
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