Contingências de sentidos para a formação docente em veredas (auto)biográficas

Autores

  • Rogério Gusmão UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Denise Aparecida Brito Barreto UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

(Auto)Biografia, Formação de Professores, Pesquisa-Formação, Histórias de Vida

Resumo

 

Este artigo visa produzir sentidos a partir das histórias de vida, intencionando criar pistas para possí­veis caminhos formacionais. A disposição, portanto, é suscitar provocações para as potencialidades que o resgate ressignificado das memórias e as suas reflexões crí­ticas/criativas produzem na renovação da própria prática docente com os cotidianos. Pata tal fim, fundamenta-se em princí­pios teórico-metodológicos da abordagem (auto)biográfica e vale-se de um campo empí­rico composto por quatro professores dos anos iniciais. A partir de entrevistas narrativas e de análises compreensivas-interpretativas, elucida a construção de quatro contingências entre o método biográfico e a formação: a cicatriz epistemológica, a criatividade, a empatia e a abordagem holí­stica. Infere-se ainda que o trabalho (auto)biográfico não se encerra em si mesmo, uma vez que a potencialidade das suas revelações expressa apenas (não por ser insuficiente) os sentidos personalizados de cada sujeito.

Biografia do Autor

Rogério Gusmão, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Participa dos Grupos de Pesquisa: GELFORPE/CNPq/UESB (Grupo de estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas), GPLITE/CNPq/UESB (Linguagens, Tecnologias e Educação) e MESCLAS/CNPq/UFRB (Memória, Espaço e Cultura).

Denise Aparecida Brito Barreto, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora plena do Departamento de Estudos Linguí­sticos e Literários - DELL e do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEd da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB (Vitória da Conquista/BA/Brasil). Coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas - GELFORPE/CNPq/UESB.

Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Coordenadora do Grupo de Pesquisa GPLITE/CNPq/UESB (Linguagens, Tecnologias e Educação).

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Publicado

05-12-2023

Como Citar

Gusmão, R., Barreto, D. A. B., & Soares, C. V. C. de O. (2023). Contingências de sentidos para a formação docente em veredas (auto)biográficas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11017. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11017

Edição

Seção

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.