Importância de vivências e experiências lúdicas: as vozes de diferentes personagens

Autores

  • Mayra Emídio da Silva Faculdade Santí­ssimaTrindade
  • Maria de Fátima Gomes da Silva Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Vivências lúdicas. , Diferentes faixas etárias. , Ludicidade.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo conhecer experiências lúdicas vivenciadas por pessoas de diferentes faixas etárias. Sobre os procedimentos metodológicos, fizemos opção pela abordagem qualitativa de pesquisa. Para a coleta de dados recorremos à história oral temática e à entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo temático-categorial. Os resultados permitiram concluir que as experiências lúdicas contribuem para melhorar a qualidade de vida de pessoas em diferentes faixas etárias e possibilitam a vivência da alteridade, pois favorecem o reconhecimento coletivo e torna o ser humano aberto à novas aprendizagens, além de possibilitar um envelhecimento mais saudável.

Biografia do Autor

Mayra Emídio da Silva, Faculdade Santí­ssimaTrindade

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambucano - Campus Mata Norte. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Pernambucano - UPE. Atualmente é docente da Faculdade Santí­ssima Trindade - FAST.

Maria de Fátima Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco

Professora Associada/Livre Docente da Universidade de Pernambuco(UPE). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto(Portugal).

Downloads

Publicado

02-10-2024

Como Citar

Silva, M. E. da, & Silva, M. de F. G. da. (2024). Importância de vivências e experiências lúdicas: as vozes de diferentes personagens. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10770. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10770

Edição

Seção

Artigos