Estatí­stica e Educação Especial: retratos da realidade brasileira

Autores

  • Luiz Renato Martins da Rocha UTFPR, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210170

Resumo

A busca por respostas com base em dados estatí­sticos foi e é uma importante ferramenta a ser utilizada em prol das pessoas. Diante disso, objetivamos apresentar um breve panorama/retrato das pessoas com deficiência e dos estudantes público-alvo da educação especial (PAEE) no Brasil, com a utilização dos conhecimentos da estatí­stica para melhor identificar alguns aspectos da educação especial, por meio de dados provenientes do censo demográfico, do censo da educação básica e do censo da educação superior. Para alcançar tal objetivo, utilizamo-nos da pesquisa de abordagem quantitativa, pesquisa exploratória e descritiva, com o uso de ferramentas estatí­sticas. Nossos achados indicam que os dados coletados pelo censo demográfico não condizem com os dados dos censos educacionais, mostrando que existe uma lacuna bastante significa no tocante à baixa chegada dos estudantes PAEE no sistema educacional brasileiro, seja na educação básica, seja na educação superior. Palavras-chave: Estatí­stica. Educação Especial. Censos. Deficiência. Polí­ticas Públicas.

Biografia do Autor

Luiz Renato Martins da Rocha, UTFPR, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil

Luiz Renato Martins da Rocha 0000-0002-2884-4956. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio - Paraná - Brasil. Doutor em Educação Especial. luizrenatomr@gmail.com

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, UFSCar

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda 0000-0002-3250-1374. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - São Paulo. Doutora em Educação. cbflacerda@gmail.com

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Publicado

11-07-2022

Como Citar

da Rocha, L. R. M., & Lacerda, C. B. F. de. (2022). Estatí­stica e Educação Especial: retratos da realidade brasileira. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 166–185. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210170

Edição

Seção

Artigos