Gestão da formação de professores no Brasil: perspectiva político-educacional de empobrecimento cultural
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240010Palavras-chave:
Gestão da Formação de professores., Abordagem cultural e político-educacional. , Instrumentalidade formativa, Formação emancipadoraResumo
O texto aborda a política/gestão de formação de professores no Brasil a partir dos aspectos culturais e político-educacional com base nos resultados de uma pesquisa que abordou a formação de professores considerando o prisma ético-político ancorado na filosofia da práxis. Tem por objetivo explicitar, sob o ponto de vista cultural e político-educacional, a tendência instrumentalizadora na formação de professores sem desconsiderar a existência teórico-prática de perspectiva formativa crítica e emancipadora. O estudo toma como referencial teórico-metodológico a perspectiva crítico-dialética, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e empírico/documental. A pesquisa revelou que, em grande medida, a formação dos professores e, consequentemente, de seus alunos, tem uma carga formativa centrada prioritariamente na dimensão instrumental administrativo-pedagógica e menos na dimensão substantiva político-cultural de cunho libertário e emancipador. Palavras-chave: Gestão da Formação de professores. Abordagem cultural e político-educacional. Instrumentalidade formativa. Formação emancipadora.Referências
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Formação estética de professores[as] da educação básica. Revista Digital Art&, São Paulo – SP, Ano VI, Nº. 10, Novembro, 2008, p. 01-04. Disponível em: http://www.revista.art.br. Acesso em: 29 set. 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70, 1977.
BARRETO, Raquel Goulart; GUIMARÃES, Glaucia Campos; MAGALHÃES, Ligia Karam Corrêa de; LEHER, Elizabeth Menezes Teixeira. As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro – RJ, v. 11, n° 31, jan./abr, 2006, p. 31-43. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 16 abr. 2018.
CASTRO, Célia Maria de; MANO, Marcel; FERREIRA, Sueli. Contribuições da
Cultura, Imaginação e Arte para a Formação Docente. Revista Educação e Filosofia, v. 25, n. 50, p. 539-556, jul./dez., 2011. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13363. Acesso em: 30 nov. 2017
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro – RJ, v. 18, n° 52, jan./mar., 2013, p. 101-119. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 16 abr. 2018.
GATTI, Bernardete A. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 e a Formação de Professores. In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Sistema Nacional de Educação: diversos olhares 80 anos após o Manifesto / Ministério da Educação. Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino. Brasília: MEC/SASE, 2014.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília – DF, v. 93, n° 234, maio/ago., 2012, p. 423-442. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 12 mar. 2018.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere v. 1. 4. ed. Trad.: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
IAVELBERG, Rosa. Para Gostar de Aprender Arte: sala de aula e formação de
professores. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MARX, Karl. Para a crítica da economia política; salário, preço e lucro; o rendimento e suas fontes: a economia vulgar. Trad. Edgard Malagodi, Leandro Konder, José Arthur Giannotti e Walter Rehfed. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
MARX, Karl. O capital. v. I. 2. ed. Trad. Régis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
MARX, Karl. Manuscritos Econômicos e Filosóficos. 2. ed. São Paulo: Martins Claret, 2006.
MEC/CNE. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília: MEC/CNE, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file Acesso em 08/09/2021.
MENDES, Olenir Maria. A formação de professores no contexto educacional brasileiro. Revista Educação e Filosofia, Uberlândia – MG, v. 16, n° 31, jan./jun., 2002, p. 75-91. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 16 abr. 2018.
MICHELS, Maria Helena. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro – RJ, v. 11, n° 33, set./dez, 2006, p. 406-423. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 21 fev. 2018.
NUNES, Lina Cardoso; GARFINKEL, Mirian. A abordagem reflexivo-dialógica na formação de formadores on-line: possibilidades e desafios. Revista Educação e Filosofia, Uberlândia – MG, v. 20, n° 39, jan./jun., 2006, p. 13-38. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 16 abr. 2018.
PAGOTTI, Antônio Wilson. Informações culturais: refletindo sobre a formação de estudantes de cinco cursos universitários. Revista Educação e Filosofia, Uberlândia – MG, v. 15, n° 29, jan./jun., 2001, p. 11-25. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 16 abr. 2018.
PEREIRA, Wally Chan; DELUIZ, Neise; PEREIRA, Ruth da Cunha; BARRADAS, Ary Vieira. A formação dos formadores em face dos novos conceitos da produção no contexto da globalização. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília – DF, v. 81, n° 198, maio/ago., 2000, p. 209-218. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 21 fev. 2018.
PEREIRA, Marcos Villela; FARE, Mónica de la. A formação de professores para Educação de Jovens e Adultos (EJA): as pesquisas na Argentina e no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília – DF, v. 92, n° 230, jan./abr., 2011, p. 70-82. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 21 fev. 2018.
SILVA Jr, João dos Reis. Reformas do Estado e da educação e as políticas públicas para a formação de professores a distância: implicações políticas e teóricas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro - RJ, s/v., n° 24, Set /Out /Nov /Dez 2003, p. 78-94. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 21 fev. 2018.
SOUZA, Valdinei Costa. Política de formação de professores para a educação básica a questão da igualdade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro - RJ, v. 19, n° 58, jul.-set., 2014, p. 629-653. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 21 fev. 2018.