Gestão da formação de professores no Brasil: perspectiva político-educacional de empobrecimento cultural
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240010Palavras-chave:
Gestão da Formação de professores., Abordagem cultural e político-educacional. , Instrumentalidade formativa, Formação emancipadoraResumo
O texto aborda a política/gestão de formação de professores no Brasil a partir dos aspectos culturais e político-educacional com base nos resultados de uma pesquisa que abordou a formação de professores considerando o prisma ético-político ancorado na filosofia da práxis. Tem por objetivo explicitar, sob o ponto de vista cultural e político-educacional, a tendência instrumentalizadora na formação de professores sem desconsiderar a existência teórico-prática de perspectiva formativa crítica e emancipadora. O estudo toma como referencial teórico-metodológico a perspectiva crítico-dialética, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e empírico/documental. A pesquisa revelou que, em grande medida, a formação dos professores e, consequentemente, de seus alunos, tem uma carga formativa centrada prioritariamente na dimensão instrumental administrativo-pedagógica e menos na dimensão substantiva político-cultural de cunho libertário e emancipador. Palavras-chave: Gestão da Formação de professores. Abordagem cultural e político-educacional. Instrumentalidade formativa. Formação emancipadora.Referências
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