Decolonizar a universidade: reflexões em direção a uma universidade transcultural

Autores

  • Fábio Zambiasi Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marlize Rubin-Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5935/reeduc.v19i60.10034

Resumo

O objetivo deste ensaio é refletir sobre a decolonização da universidade e a sua transformação em um lugar transcultural. Para tanto, o exercí­cio teórico aqui proposto estabelece reflexões a partir da perspectiva decolonial, abordando a constituição da universidade moderna/colonial e a sua decolonização como possibilidade para promoção de uma universidade transcultural. A universidade moderna/colonial é uma instituição que se estrutura a partir dos parâmetros da modernidade/colonialidade e que, ao privilegiar a episteme geopolí­tica e corpo-polí­tica ocidental, legitima e reproduz o racismo e o sexismo epistêmico. A possibilidade de pensar em uma universidade outra, que se desprenda de padrões ocidentais, encontra na decolonização da universidade os caminhos para sua transformação em um lugar transcultural. A universidade transcultural, alicerçada no diálogo de saberes, proporciona a coexistência e diálogos entre a diversidade de epistemes geopolí­ticas e corpo-polí­ticas existentes. Palavras-chave: Universidade. Modernidade. Universidade Transcultural. Decolonialidade.

Biografia do Autor

Fábio Zambiasi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Bacharel em Administração (UNOESC).

Marlize Rubin-Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação (UFRGS), Mestre em Educação (UFPEL), Graduada em Licenciatura Plena Em Educação Fí­sica (UFSM). Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Downloads

Publicado

08-10-2022

Como Citar

Zambiasi, F., & Rubin-Oliveira, M. (2022). Decolonizar a universidade: reflexões em direção a uma universidade transcultural. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 07–26. https://doi.org/10.5935/reeduc.v19i60.10034

Edição

Seção

Artigos