"Enobrecimento Litorâneo" e os limites da aplicabilidade do Princípio da Função Socioambiental da propriedade urbana. - DOI 10.5935/2448-0517.20190026
Abstract
A presente reflexão decorre do questionamento acerca do limite de aplicabilidade do "Princípio da Função Socioambiental da Propriedade Privada" ao processo de "Urbanização do Litoral". Para tanto, considerando o que se reconhece como o processo de "Enobrecimento Litorâneo", o qual altera a paisagem natural para ajuste às demandas turísticas e econômicas, questiona-se em que medida é possível aplicar o "princípio da função socioambiental da propriedade", enquanto direito coletivo, às demandas individuais e, também, coletivas por equipamentos urbanos que confortam as práticas culturais do uso da praia na contemporaneidade. A pesquisa tem como objeto empírico, a ação civil pública que se desenvolveu em torno dos Bares Pé de Areia localizados na praia de Aruana, na cidade de Aracaju, no Nordeste brasileiro. A pesquisa se propôs, a partir de um recorte transversal, a elaborar um plano de análise descritivo e interpretativo no âmbito do método indutivista. A pesquisa revelou uma certa limitação na aplicação do princípio da função socioambietal da propriedade na medida em que se evidenciou a necessidade de alteração no aspecto cultural que permeia a sociedade brasileira, que é o uso social da praia a partir de equipamentos urbanos instalados ao longo da faixa-de-areia, resultando numa defesa coletiva ao direito individual dos proprietários de bares da região.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors of papers published in this journal declare to acklowledge and agree with the following rules:
1. The submitting of any colaboration implies on free and complete assignment of the copyrights to the journal, which is not obligated to return the originals of submitted colaborations.
2. Published papers represent the expression of the author’s point of view, not repressenting an oficial position of Juris Poiesis jornal, or Univesidade Estacio de Sas’s.