Contribuições da educação popular para ler e transformar o contexto atual: como se fosse uma entrevista com Osmar Fávero
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210090Resumo
O artigo, produzido face às restrições do momento atual, faz, metodologicamente, uma espécie de "entrevista imaginária" com Osmar Fávero, sem perguntas e respostas, mas partindo de pensamentos e reflexões transcriados de vídeos gravados, disponíveis no YouTube. Em seguida, os escritos foram submetidos ao "entrevistado", que refez imprecisões da captura, colocando-se no registro dessas memórias como o pesquisador que sempre foi: cuidadoso, atento, fiel e rigoroso na produção da história da educação popular e da educação de jovens e adultos. O esforço dessa (quase) entrevista foi exercido para pôr a lume o memorialista e a riqueza de uma vida e trajetória profissional que atuou sem trégua pela preservação de imenso material, reunido em dois preciosos acervos em DVD, um deles um verdadeiro thesaurus, que revela o conhecimento e o saber de um tempo histórico de experiências inovadoras no campo da educação. O artigo, pela recriação da narrativa de Osmar Fávero, contribui para a democratização da memória e da história da educação, quando se celebram os 100 anos de nascimento do educador pernambucano Paulo Freire. Contemporâneo que foi de Paulo Freire em andanças e produções, trazer suas rememorações nesse artigo entrelaça-o com a presença e influência de Freire nas inovações de educação popular vividas naqueles inesquecíveis anos de 1958 a 1964 e que marcam a educação até os tempos atuais. Palavras-chave: Osmar Fávero. Educação popular. Memória e história. Entrevista imaginária.Downloads
Publicado
05-07-2021
Como Citar
Paiva, J., & Fávero, O. (2021). Contribuições da educação popular para ler e transformar o contexto atual: como se fosse uma entrevista com Osmar Fávero. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 93–114. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210090
Edição
Seção
Artigos