Experiência e sensibilidade: contribuições da educação estética para a formação docente continuada
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210158Resumo
A formação docente é estudada em diferentes perspectivas educacionais, sendo observadas publicações que discutem iniciativas que permitam ao professor acesso a conhecimentos referentes a sua área de atuação e poucas produções destinadas à discussão dos saberes sensíveis, construídos na percepção estética de seu trabalho. O interesse deste estudo se coloca na articulação entre tais possibilidades, tomando a experiência como elemento constitutivo da formação docente. A investigação foi desenvolvida em um grupo colaborativo de professores e analisou-se o impacto das experiências estéticas vivenciadas pelos participantes na prática profissional em relação às propostas de criação e fruição artísticas desenvolvidas nos encontros de formação, articulando pressupostos da teoria Histórico-Cultural com contribuições do campo da estética. Os resultados apontam para dimensões da educação estética que se articulam com a formação docente de modo transformador, como: narrativas pedagógicas, experimentações artísticas e espaços de conversa, que permitem ao professor perceber sua potencialidade de atuação cotidiana. Palavras-chave: Educação Estética. Formação de Professores. Percepção. Experiência Estética. Formação Continuada.Downloads
Publicado
26-01-2022
Como Citar
Ferreira, L. H., Aragão, A. M. F. de, & Pucci, R. H. P. (2022). Experiência e sensibilidade: contribuições da educação estética para a formação docente continuada. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 366–384. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210158
Edição
Seção
Artigos