A educação nos espaços de privação de liberdade como local de luta e de formação docente continuada

Autores

  • Cloris Violeta Alves Lopes Universidade Federal do Delta do Parnaí­ba - UFDPar

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210030

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender como se constituem, na perspectiva de professores, os saberes necessários para o exercí­cio da docência na Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade, tendo por base os processos de ensino e de aprendizagem que experienciam em suas práticas pedagógicas cotidianas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual utilizamos narrativas orais de três professores colaboradores das unidades prisionais no interior do estado de São Paulo. As falas dos professores revelaram que os saberes da docência foram construí­dos, primordialmente, em suas experiências docentes na prática e com os seus pares. Os resultados obtidos no estudo apontaram dados importantes para a promoção de polí­ticas públicas de formação continuada de professores que atuam em escolas nas prisões, visto que esses ambientes de luta e resistência atuam diretamente no processo de (re)construção da identidade docente. Palavras-chave: Educação escolar na prisão. Saberes docentes. Formação de professores.

Biografia do Autor

Cloris Violeta Alves Lopes, Universidade Federal do Delta do Parnaí­ba - UFDPar

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará UFC. Especialista em Educação a Distância pelo SENAC- CE. Especialista em Famí­lia pela Universidade de Fortaleza.Pós graduada em Pedagogia da Compreensão Existencial pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora efetiva da Universidade Federal do Piauí­- UFPI. Integrante do grupo de pesquisa DIÁLOGOS E REFLEXÕES EM EDUCAÇÃO, e participa como pesquisadora colaboradora do projeto de pesquisa "Juventude e formação na Educação básica: avaliação da proposta do Ensino Médio integral em Parnaí­ba.Estudante no grupo de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos, do(a) Universidade Federal de São Carlos -UFSCar. Membro do Núcleo de Investigação e Práticas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade - UFSCar/ EduCárceres/UFSCar. Linhas de pesquisa do grupo: Formação de professores para a diversidade na perspectiva da educação inclusiva.

Downloads

Publicado

19-01-2021

Como Citar

Lopes, C. V. A. (2021). A educação nos espaços de privação de liberdade como local de luta e de formação docente continuada. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 45–61. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210030

Edição

Seção

Seção temática