O Ensino de Geografia na Educação Escolar Indí­gena

Autores

  • Marcelo Gaudêncio Brito Pureza Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Resumo

O debate sobre o papel da educação escolar indí­gena e, a partir dela, sobre o ensino de Geografia, seja como disciplina escolar ou simplesmente como conteúdo, não só nos traz para questões relacionadas às demandas dos povos indí­genas sobre sua escolarização, como também nos conduz a caminhos que evidenciam a educação desenvolvida pelos povos indí­genas como resposta para os problemas da educação não indí­gena. O objetivo deste artigo é discutir um ensino de Geografia a partir da educação escolar indí­gena diferenciada, preocupado em não separar sociedade e cultura de natureza, para que se possa lançar os povos indí­genas para o futuro sem tirá-los da terra, pelo que, necessariamente, terão que horizontalizar conhecimentos geográficos da cultura tradicional indí­gena e conhecimentos geográficos cientí­ficos. Este ensaio se trata de uma revisão bibliográfica e os resultados obtidos a partir das reflexões nos levaram a conclusões sobre a importância que as escolas indí­genas diferenciadas têm na formação de indiví­duos capazes de responder ao contato com a sociedade globalizada, compreendendo que cada aluno (indí­gena ou não) antes de ingressar na escola, já traz um saber espacial geográfico próprio. Assim, o conhecimento geográfico escolar torna-se ferramenta importante de construção de um raciocí­nio geográfico, ou seja, um ensino-aprendizagem sistemático da Geografia pode enriquecer ainda mais o saber geográfico já trazido culturalmente pelos povos indí­genas. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Escola Indí­gena. Território.

Biografia do Autor

Marcelo Gaudêncio Brito Pureza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Graduado em Geografia pela UFPA. Mestre em Educação pela UFPA. Doutorando em Geografia Humana (Educação, Ensino e Geografia). Interesses em Ensino de Geografia, Formação de Professores de Geografia, Educação Inclusiva e Educação Escolar Indí­gena.

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Publicado

28-02-2020

Como Citar

Pureza, M. G. B. (2020). O Ensino de Geografia na Educação Escolar Indí­gena. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 238–257. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7083

Edição

Seção

Seção temática