Relações com e na natureza nos Terreiros de Candomblé Obá Ogunté e Nosso Senhor do Bonfim, PE: espaços educativos de ser e estar no mundo

Autores

  • Francisco José Pegado Abílio Universidade Federal da Paraí­ba
  • Maria Conceição Silva Rede pública da cidade de Olinda, Pernambuco
  • Dayane Santos Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

Este estudo teve como objetivo central analisar as compreensões e usos que adeptos do Camdomblé constroem a partir de suas práticas na natureza, nos terreiros de Candomblé Obá Ogunté na cidade de Recife e no terreiro Nosso Senhor do Bonfim em Olinda/PE. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se de procedimentos da etnometodologia (etnopesquisa). Na construção dos dados foi realizada observação participante nos terreiros investigados, bem como oficinas pedagógicas com produção de desenhos com vinte duas crianças, e observou-se algumas iniciativas relacionadas às práticas nos cultos aos Orixás e etnoconservação presentes nesses terreiros. Ao analisá-los, observou-se que tanto as representações das crianças, quanto as práticas desenvolvidas nos terreiros são importantes formas de evidenciar a influência de determinados saberes tradicionais na construção das cosmovisões e sua relação na natureza. Os terreiros, enquanto espaços educativos, têm como um dos seus principais aspectos o reconhecimento da interdependência na/com a natureza. Palavras-chave: Etnoconservação. Relação humano natureza. Terreiros de Candomblé.

Biografia do Autor

Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraí­ba

Professor Doutor Associado IV do departamento de Metodologia da Educação no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraí­ba, campus I João Pessoa, Paraí­ba, Brasil

Maria Conceição Silva, Rede pública da cidade de Olinda, Pernambuco

Pedagoga da rede pública da cidade de Olinda, Pernambuco e mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, Paraí­ba.

Dayane Santos Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda pelo programa de pós-graduação Educação, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Rio Claro, São Paulo, Brasil.

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Publicado

28-02-2020

Como Citar

Abílio, F. J. P., Silva, M. C., & Silva, D. S. (2020). Relações com e na natureza nos Terreiros de Candomblé Obá Ogunté e Nosso Senhor do Bonfim, PE: espaços educativos de ser e estar no mundo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 495–512. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7079

Edição

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Seção temática