As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional

Autores

  • Jesus Maria Sousa Universidade da Madeira Funchal
  • Carlos Nogueira Fino Universidade da Madeira Funchal

Resumo

O artigo parte da caracterização do paradigma fabril para se deter na discussão dos primeiros sinais emergentes da sua caducidade, como a obsessão pelo controlo e eficácia. Além disso, sintetiza esses elementos em redor da caracterização do professor como centro de um currí­culo cada vez mais fechado. A segunda parte do artigo procura reflectir como a introdução das TIC, operada à luz dos pressupostos construtivistas e depois de ser claro que a sua utilidade excede a de mero recurso didáctico, pode ajudar a precipitar a mudança de paradigma educacional.

Downloads

Publicado

12-09-2019

Como Citar

Sousa, J. M., & Fino, C. N. (2019). As TIC abrindo caminho a um novo paradigma educacional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 5(10), 11–26. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7013

Edição

Seção

Artigos