Políticas para a educação básica a partir da década de 1990: existe uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE) no Brasil?
Resumo
Este artigo tem o objetivo principal de analisar a Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE) e sua provável consolidação no Brasil. Para isto, são examinados documentos de políticas nacionais e internacionais, publicados a partir dos anos de 1990, com a finalidade de observar a sintonização das políticas educacionais brasileiras com as recomendações das organizações internacionais (OIs). Trata-se de um estudo bibliográfico e documental. Argumenta-se que a AGEE para a educação básica vem sendo internalizada no Brasil não via imposição internacional, mas por um processo de assimilação ativa. Espera-se que as análises desenvolvidas nesta pesquisa possam contribuir para uma reflexão crítica sobre os consensos internacionais que são estabelecidos no campo das políticas educacionais e sobre as consequências de suas assimilações no âmbito da política nacional, sobretudo no que se refere à noção de educação como um bem público. Palavras-chave: Educação básica. Organizações Internacionais. Agenda Globalmente Estruturada para a Educação.Downloads
Publicado
23-09-2019
Como Citar
Barbieri, A. F., & Azevedo, M. L. N. de. (2019). Políticas para a educação básica a partir da década de 1990: existe uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE) no Brasil?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 131–153. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6925
Edição
Seção
Temática dezembro