Gestão educacional nas DCN-Pedagogia: um estudo do contexto de influência

Autores

  • Simone Chaves Dias Universidade Estácio de Sá
  • Wania Gonzalez PPGE UNESA
  • Inês Bragança Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Neste artigo analisamos os debates que precederam a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. Utilizando o contexto de influência da abordagem do ciclo de polí­ticas de Stephen Ball e colaboradores, estudamos: as concepções de gestão escolar presentes durante os debates informais e formais dessas diretrizes, quais grupos de interesse participaram/influenciaram nas discussões e quais as implicações da formação polivalente estabelecida nessas diretrizes. Para a produção das fontes, trabalhamos com revisão bibliográfica e com narrativas de formação de seis professores que vivenciaram o perí­odo de debates e elaboração das diretrizes do curso de Pedagogia; como metodologia utilizamos a análise de conteúdo. Concluí­mos que a gestão expressa nas DCN-Pedagogia aproxima-se de uma concepção multidimensional articulada à gestão democrática, tendo no conceito de docência ampliada a indicação de uma formação polivalente. Mas também estão presentes nesse documento as fortes intervenções dos privatistas marcadas pela ideologia de competência para o mercado de trabalho, expressas nas aptidões que o egresso do curso deverá ter. O curso forma basicamente para a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, sendo a gestão e a pesquisa abordadas de forma insuficiente nas Diretrizes. Palavras-chave: Contexto de influência. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. Docência. Gestão.

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Publicado

09-08-2019

Como Citar

Dias, S. C., Gonzalez, W., & Bragança, I. (2019). Gestão educacional nas DCN-Pedagogia: um estudo do contexto de influência. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 300–324. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6751

Edição

Seção

Artigos