A pesquisa em polí­tica educacional: contribuições para superar os déficits epistemológicos

Autores

  • Rosilda Arruda Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Alcivam Paulo de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

A construção do conhecimento cientí­fico contemporâneo não é tarefa simples, nem fácil. Ao contrário, o conhecimento que vem sendo acumulado e o contexto hodierno culturalmente complexo, fazem nossa época ser marcada por uma crise dos paradigmas e até mesmo por uma crise da própria concepção de paradigmas nas ciências. Com foco nesse cenário, este estudo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades e os desafios de delimitar a fundamentação epistemológica na pesquisa sobre Polí­tica Educacional, a partir dos estudos propostos pela Rede de Estudos Teóricos e Epistemológicos em Polí­tica Educativa (RELEPE). Nesse caso, entendemos essa fundamentação não apenas como a busca de afirmação de uma disciplina dentro do espectro cientí­fico contemporâneo, ou do reconhecimento dos pares do próprio campo ou de outros no âmbito das ciências sociais, mas também, e principalmente, como a assunção de um discurso que ao procurar efetividade social se torna um discurso polí­tico, uma ação polí­tica no sentido de ação vital. Segundo estudos da rede, haveria a tendência nesse campo de se seguir determinada metodologia sem a devida sustentação epistemológica, atentando contra a solidez e a coerência dos processos de pesquisa. A partir de reflexões referenciadas no trabalho da RELEPE, o texto traz contribuições para avançar na construção de possibilidades de superação desses déficits por meio da conscientização contí­nua da cosmovisão, tendo como ponto de partida a construção dos problemas de pesquisa.

Biografia do Autor

Rosilda Arruda Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora do Curso de Licenciatura em Biologia, do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Alcivam Paulo de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora substituto do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

09-10-2019

Como Citar

Ferreira, R. A., & Oliveira, A. P. de. (2019). A pesquisa em polí­tica educacional: contribuições para superar os déficits epistemológicos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 46–68. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6750

Edição

Seção

Temática dezembro