Tendências metodológicas nas pesquisas em políticas educacionais (2000-2010): análise de procedimentos/técnicas de coleta e análise de dados
Resumo
O artigo apresenta e analisa os procedimentos metodológicos de 1.283 teses e dissertações sobre políticas educacionais, produzidas no período de 2000 a 2010, em programas de Pós-Graduação em Educação que tiveram nota igual ou superior a cinco na avaliação trienal da CAPES encerrada em 2010. Adotou-se como referencial teórico autores que discutem questões epistemológicas, teóricas e metodológicas de pesquisa e que advogam a articulação entre estes aspectos e as escolhas dos procedimentos de coleta e análise dos dados. Trata-se de estudo documental e bibliográfico, cujos principais documentos analisados foram os resumos das teses e dissertações que compõem o escopo da pesquisa. Constatou-se a predominância de utilização de técnicas como entrevista, observação e questionário. Os resultados indicam a predominância da pesquisa qualitativa e um reduzido número de estudos que trabalharam com análises estatísticas, em que pese o potencial desse tipo de pesquisa no campo das políticas educacionais.Downloads
Publicado
09-10-2019
Como Citar
Jacomini, M. A., Cruz, R. E. da, & Mendes, V. da R. (2019). Tendências metodológicas nas pesquisas em políticas educacionais (2000-2010): análise de procedimentos/técnicas de coleta e análise de dados. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 7–30. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6706
Edição
Seção
Temática dezembro