Prática, existência e conhecimento: breves considerações acerca do estatuto da Filosofia da Educação

Autores

  • Antônio Joaquim Severino Universidade de São Paulo

Resumo

O trabalho apresenta, mediante a formulação de algumas teses e seus corolários, elementos para a caracterização do estatuto da Filosofia da Educação, afirmando que sua identidade se configura tridimensionalmente, ao praticar-se simultaneamente como uma axiologia, como uma ontologia e como uma epistemologia, relacionadas respectivamente à busca dos valores que fundam a prática educacional, à explicitação das condições existenciais do sujeito humano concernido pela educação e à discussão do exercí­cio da subjetividade implicado nos diferentes processos educacionais. E em todas essas dimensões, ela pratica-se como filosofia, devendo cumprir as exigências do procedimento filosófico, recusando a exclusividade de um único paradigma de pensar e trabalhando articulada com as Ciências Humanas voltadas para o conhecimento educacional.

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Publicado

06-05-2019

Como Citar

Severino, A. J. (2019). Prática, existência e conhecimento: breves considerações acerca do estatuto da Filosofia da Educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 5(9), 85–96. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6586

Edição

Seção

Conferências e Palestras