O uso das TDIC no processo de construção do conhecimento dos estudantes do PROEJA, do Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Guarus

Autores

  • Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga Prefeitura Municipal de Guarapari/ Instituto Federal Fluminense
  • Suely Fernandes Coelho Lemos Instituto Federal Fluminense
  • Aristóteles Batista Rangel Neto Instituto Federal Fluminense

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e como estudantes e docentes avaliam seu uso. O referencial teórico em relação às TDIC teve como base as produções de Uliano (2016); Souza (2003) entre outras, e sobre o PROEJA, buscou-se autores, como, Ireland (2009), dentre outras. A pesquisa foi realizada no IFFluminense que oferta o PROEJA em seis campi. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, que adotou o estudo de caso. Aplicaram-se questionários e entrevistas. A análise de dados revelou que a maioria dos professores pesquisados utilizam TDIC nas aulas, no entanto consideram a necessidade de adequação de seus usos na aula. Espera-se que as reflexões suscitadas pelo tema contribuam para os debates no PROEJA. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos.

Biografia do Autor

Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga, Prefeitura Municipal de Guarapari/ Instituto Federal Fluminense

Mestranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Pós-Graduada em Docência no Século XXI pelo Instituto Federal Fluminense; Pós-Graduada em Supervisão e Gestão Escolar pela UCAM-Prominas; Pedagoga pela Rede Claretiano de Ensino (Batatais-SP) e Graduada em Licenciatura em Biologia pela UENF.

Suely Fernandes Coelho Lemos, Instituto Federal Fluminense

Doutora em Educação, na linha de Representações Sociais e Mestre em Educação, na linha de Polí­tica, Gestão e Administração em Educação pela Universidade Estácio de Sá, Especialista em Planejamento do Ensino pela Associação Salgado de Oliveira. Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1981) e Pedagogia - Faculdade de Filosofia de Campos (1989). Professora Aposentada da Secretaria de Estado de Educação do RJ e Técnica em Assuntos Educacionais Aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Tem experiência na área de Educação, Pesquisa e Gestão.

Aristóteles Batista Rangel Neto, Instituto Federal Fluminense

Pós-Graduado em Docência no Século XXI pelo Instituto Federal Fluminense; Graduado em Licenciatura em Quí­mica pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Downloads

Publicado

04-09-2020

Como Citar

Alvarenga, M. M. S. C. de, Lemos, S. F. C., & Neto, A. B. R. (2020). O uso das TDIC no processo de construção do conhecimento dos estudantes do PROEJA, do Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Guarus. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 201–219. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6136

Edição

Seção

Artigos