A importância da digital storytelling na arte do ensinar: uma discussão teórica sobre as possibilidades de uso da técnica no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210042Resumo
A utilização de métodos alternativos à aula expositiva, usada tradicionalmente no ensino superior, faz-se necessária no contexto atual, no qual o professor precisa, além de transmitir o conteúdo, estimular o aluno a participar ativamente do processo de aprendizado. A storytelling, ou contação de histórias, é uma técnica de ensino consagrada e promete contribuir nesse processo, mais ainda quando associada aos dispositivos eletrônicos, amplamente utilizados na atualidade. O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da digital storytelling na arte do ensinar. A partir de uma discussão teórica, com apoio nos estudos de Robin, Davidhizar e Lonser, entre outros, explora as possibilidades de uso da técnica no ensino superior. Por meio do estudo, conclui-se que a digital storytelling é uma técnica testada, consagrada e eficaz, além de ser contemporânea e compatível com as ferramentas e os hábitos tecnológicos dos jovens estudantes, podendo ser empregada em diversas áreas do conhecimento. Palavras-chave: Contação de histórias. Digital storytelling. Tecnologia na educação. Docência universitária.Downloads
Publicado
05-02-2020
Como Citar
Vieira, A. M. D. P., Rosa, V. F. N., & Pellegrin, L. V. (2020). A importância da digital storytelling na arte do ensinar: uma discussão teórica sobre as possibilidades de uso da técnica no ensino superior. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 297–312. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210042
Edição
Seção
Artigos