Florestan Fernandes e os estudos sociais da infância
Resumo
O presente artigo é resultado de um ensaio, de natureza teórica, focado em analisar as contribuições teóricas e metodológicas da produção de Florestan Fernandes para uma reflexão acerca do seu pioneirismo na abertura dos Estudos Sociais da Infância no Brasil, guardando suas especificidades e o contexto em que foram produzidas. Florestan iniciou uma reflexão, deveras importante, na década de 1940 ao utilizar formas metodológicas específicas para captar as brincadeiras infantis e, também, buscou compreender o modo como as crianças lidam com os artefatos culturais produzidos por elas, e para elas, por meio das discussões sobre cultura infantil e socialização. Florestan iniciou o campo dos Estudos Sociais da Infância no Brasil por meio de uma abordagem interdisciplinar, a partir dos aportes teóricos e metodológicos dos campos do folclore, da sociologia e da antropologia, apresentando interfaces com a área da Sociologia da Infância. Palavras-chave: Estudos sociais da infância. Florestan Fernandes. Sociologia da infância.Downloads
Publicado
28-07-2020
Como Citar
Oliveira, F. de. (2020). Florestan Fernandes e os estudos sociais da infância. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 478–495. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4561
Edição
Seção
Artigos