A elaboração dos documentos curriculares oficiais para Educação Fí­sica: a atuação das comunidades epistêmicas e disciplinares

Autores

  • Caroline Foggiato Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Andressa Aita Ivo Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este artigo busca compreender de que maneira as comunidades epistêmicas e disciplinares se articulam na formulação de propostas curriculares oficiais para a Educação Fí­sica nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Realizamos a análise documental dos PCN, das Lições do Rio Grande, das Orientações Curriculares do Ensino Fundamental, da BCNCC e da Reestruturação Curricular para o Ensino Fundamental e Médio do Rio Grande do Sul, com ênfase nos contextos de influência e de produção de texto da abordagem do Ciclo de Polí­ticas. Nos resultados, demonstramos a participação das comunidades epistêmicas e disciplinares na formulação de discursos hegemônicos e na construção das propostas curriculares. Concluí­mos que, no contexto de influência, houve maior reinterpretação dos discursos na esfera municipal, enquanto no contexto de produção de texto, emergiu o paradoxo entre a concepção consensual da cultura corporal de movimento e a falta de articulação dos documentos na organização curricular. Palavras-chave: Comunidades disciplinares. Comunidades epistêmicas. Educação Fí­sica. Polí­ticas curriculares.

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Publicado

13-07-2020

Como Citar

Ferreira, C. F., & Ivo, A. A. (2020). A elaboração dos documentos curriculares oficiais para Educação Fí­sica: a atuação das comunidades epistêmicas e disciplinares. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 98–123. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4514

Edição

Seção

Artigos