A elaboração dos documentos curriculares oficiais para Educação Física: a atuação das comunidades epistêmicas e disciplinares
Resumo
Este artigo busca compreender de que maneira as comunidades epistêmicas e disciplinares se articulam na formulação de propostas curriculares oficiais para a Educação Física nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Realizamos a análise documental dos PCN, das Lições do Rio Grande, das Orientações Curriculares do Ensino Fundamental, da BCNCC e da Reestruturação Curricular para o Ensino Fundamental e Médio do Rio Grande do Sul, com ênfase nos contextos de influência e de produção de texto da abordagem do Ciclo de Políticas. Nos resultados, demonstramos a participação das comunidades epistêmicas e disciplinares na formulação de discursos hegemônicos e na construção das propostas curriculares. Concluímos que, no contexto de influência, houve maior reinterpretação dos discursos na esfera municipal, enquanto no contexto de produção de texto, emergiu o paradoxo entre a concepção consensual da cultura corporal de movimento e a falta de articulação dos documentos na organização curricular. Palavras-chave: Comunidades disciplinares. Comunidades epistêmicas. Educação Física. Políticas curriculares.Downloads
Publicado
13-07-2020
Como Citar
Ferreira, C. F., & Ivo, A. A. (2020). A elaboração dos documentos curriculares oficiais para Educação Física: a atuação das comunidades epistêmicas e disciplinares. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 98–123. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4514
Edição
Seção
Artigos