Os jovens da EJA e o trabalho: repensando a prática a partir das expectativas e representações sociais
Resumo
O crescente ingresso de alunos cada vez mais jovens na Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui diversos motivos, assim como várias são as razões que levaram esses alunos a abandonar seus estudos. O que pouco se discute é a relação que existe entre estes motivos e as expectativas dos jovens da EJA. Essa relação gira em torno do trabalho e de seus interesses em garantir um futuro melhor para sua família e para si próprio. O objetivo deste estudo é conhecer o perfil dos jovens da EJA, a partir da análise de suas experiências profissionais e expectativas, alertando para a necessidade de repensar o currículo e as práticas no Ensino Médio da EJA para que as suas expectativas de formação sejam atendidas. A pesquisa que possui caráter qualitativo utiliza como metodologia a análise de conteúdo de Bardin com auxílio do software Atlas ti e é balizada pelos conceitos da Teoria das Representações Sociais (TRS), assumida como referencial teórico.Downloads
Publicado
16-11-2017
Como Citar
Maia Gouveia, D. da S., & Testa Braz da Silva, A. M. (2017). Os jovens da EJA e o trabalho: repensando a prática a partir das expectativas e representações sociais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 319–342. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3754
Edição
Seção
Artigos