O molar, o molecular e a educionalização do social

Autores

  • Karla Saraiva Universidade Luterana do Brasil
  • Kamila Lockmann FURG

Resumo

Atualmente, cada vez mais se convoca o campo educacional para dar conta de uma mí­riade de eventos considerados problemas sociais, consolidando-se uma educacionalização do social. Por meio da educacionalização, ampliam-se os objetivos da escolarização, incluindo-se nos currí­culos temas como saúde, drogas, nutrição, gravidez, finanças e tantos outros quanto sejam as preocupações da sociedade com os proliferantes riscos contemporâneos. Neste artigo, pretendemos mostrar como se está buscando educacionalizar as escolas brasileiras por meio de fluxos molares, bem como os modos que esses fluxos molares se desdobram em fluxos moleculares no espaço escolar. Inicialmente, desenvolvemos uma discussão acerca da educacionalização do social que funciona ampliando gradativamente as funções da escola. A seguir, serão analisados, em um primeiro movimento, os 36 projetos de lei (PL) que passaram a tramitar no Congresso Nacional entre 2011 e 2014 com o objetivo de inserir novas temáticas nos currí­culos escolares, mostrando-se como estas temáticas respondem a preocupações que rondam nossa sociedade em relação a supostos riscos que devem ser gerenciados. Em um segundo movimento, é analisada uma série de entrevistas realizadas com diretores de escolas públicas gaúchas, que mostram como os fluxos molares das polí­ticas públicas educacionais, ao chegarem às escolas, tornam-se micropolí­ticas de educacionalização. Nessas entrevistas, não foi possí­vel perceber linhas de fuga, contracondutas em relação a esta grande tendência educacionalizante. O artigo é finalizado com algumas considerações finais que tensionam este processo contemporâneo. Palavras-chave:

Biografia do Autor

Karla Saraiva, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação pela UFRGS, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Membro do grupo de pesquisa Educação e Cultura. Desenvolve pesquisas nas temáticas currí­culo, polí­ticas públicas e cibercultura a partir de um referencial pós-estruturalsita.

Kamila Lockmann, FURG

Doutora em Educação pela UFRGS, professora da Universidade Federal de Rio Grande.

Downloads

Publicado

12-02-2019

Como Citar

Saraiva, K., & Lockmann, K. (2019). O molar, o molecular e a educionalização do social. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 215–246. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3746

Edição

Seção

Artigos