A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princí­pios para a inclusão escolar

Autores

  • Márcia Denise Pletsch UFRRJ
  • Flávia Faissal de Souza UERJ
  • Luis Fernando Orleans UFRRJ

Resumo

Este artigo discute a escolarização de pessoas com deficiências, tomando como referência os conceitos de diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como fundamentos epistemológicos para efetivar a inclusão escolar. Em termos metodológicos, empregamos os referenciais qualitativos e analisamos a literatura especializada, assim como documentos oficiais. Dialogamos também com dados do banco de dados do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). Nossas análises evidenciam, entre outros aspectos, a falta de acessibilidade curricular e a fragilidade das ações pedagógicas dirigidas para os alunos com deficiências, em particular com deficiência intelectual. Igualmente, mostram as possibilidades de aprendizagem a partir de estratégias pedagógicas que tomem como referência a diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem. Palavras-chave: Polí­ticas de educação inclusiva. Desenho universal na aprendizagem. Diferenciação curricular.

Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch, UFRRJ

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj e Pesquisadora do CNPq.

Flávia Faissal de Souza, UERJ

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutorado pelo PNPD/Capes no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora Adjunta do Departamento de Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ).

Luis Fernando Orleans, UFRRJ

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Mestre em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da UFRJ. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Publicado

16-07-2017

Como Citar

Pletsch, M. D., Souza, F. F. de, & Orleans, L. F. (2017). A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princí­pios para a inclusão escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 264–281. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3114

Edição

Seção

Revisão de literatura