O aprendizado baseado em gestão como práxis e a gamification como ferramenta para o desenvolvimento de competências gerenciais

Autores

  • Marcos Porto Moreira Universidade de Fortaleza
  • Mônica Mota Tassigny Unifor

Resumo

O currí­culo dos cursos de administração de empresas apresenta, em sua grande maioria, uma estrutura que se fundamenta em disciplinas com foco teórico. Essa proposta incentiva os métodos tradicionais de ensino reduzindo a perspectiva de inovações no processo de ensino e aprendizagem. Mesmo em disciplinas práticas, os docentes não estão qualificados para desenvolver novas ações pedagógicas. Essa problemática ensejou a pesquisa da tese de doutorado e, por seguinte, esse artigo que tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar os resultados no aprendizado de uma proposta pedagógica denominada de Aprendizado Baseado em Gestão como Práxis (ABGP). Essa metodologia fundamenta-se em diferentes conceitos pedagógicos como a neuropedagogia, a teoria da complexidade, a gamification, o aprendizado colaborativo e significativo, além da teoria das competências. Para a avaliação do ní­vel de aprendizado gerado foi utilizado a Taxonomia de Bloom. A metodologia de pesquisa utilizada foi um método qualitativo denominado de pesquisa-ação. Os resultados demonstram que os participantes conseguiram desenvolver um melhor desempenho no seu aprendizado. Conclui-se que a metodologia do Aprendizado Baseado em Gestão como Práxis pode ser uma dinâmica pedagógica capaz de integrar-se a algumas disciplinas como uma proposta educacional que busca gerar no estudante um melhor desempenho no desenvolvimento de suas competências gerenciais. Palavras-chave: Aprendizado Baseado em Gestão como Práxis. Pedagogia. Taxonomia de Bloom. Abstract Excessive use of traditional methods of teaching, which is the transfer of knowledge in courses related to administrative science is presented as the main problem of this work that has as its goal evaluate the educational outcomes resulting from the implementation of a new pedagogical proposal called Learning-Based Management as Praxis (ABGP) methodology, from a discipline in undergraduate administration. The first stage of this study was the structuring of the teaching method proposed using concepts from different areas underlying the ABGP, highlighting: Theories of neuroscience to pedagogy, epistemological and complexity; Technological source, who works both the context of the business simulator as the practice of gamification; didactic aspects based on group learning and meaningful, and foundations on training of managerial skills. The research methodology used was action research focusing on the integration of researchers in the context investigated, qualitative and quantitative approach and data collection through a questionnaire and field diary. The sample from the research was non-probabilistic and accessibility of 124 students who participated in the dynamics developed by ABGP the evaluation of achieved learning performance, having as parameter the Bloom's Taxonomy updated. It was observed that some of the students" profile such as the involvement with the subject and the lead profile tend to provide a greater developed competence index. The results also showed that the respondents demonstrated a high positive perception of the proposed methodology. In the results discussion section it was performed a comparative analysis of the moves in ABGP education with other disciplines that use the traditional method of teaching and it was observed the ability of the proposed methodology to maximize the possibilities of knowledge acquisition and development of new skills and attitudes. In the end the conclusion was that the ABGP presented several positive results for learning and can be seen not as an alternative to traditional teaching methods, since there were found elements for the validation of a new educational opportunity for higher education courses in business administration. Keywords: Based Learning Management as Praxis. Educational. Bloom's Taxonomy.

Publicado

05-10-2018

Como Citar

Moreira, M. P., & Tassigny, M. M. (2018). O aprendizado baseado em gestão como práxis e a gamification como ferramenta para o desenvolvimento de competências gerenciais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(42), 146–168. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2197

Edição

Seção

Artigos