Mí­dia-Educação (Fí­sica) e metodologias participativas: A produção de imagens como possibilidade didático-pedagógica na educação fí­sica

Autores

  • Marcio Romeu Ribas de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lyana Virgínia Thédiga de Miranda Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O artigo busca refletir sobre a abordagem metodológica-pedagógica participativa no campo da Educação Fí­sica escolar, apresentando como recorte o viés das metodologias participativas do ví­deo e da fotografia (Meirinho, 2014; Alvarez, 2013, 2009; Zanotti, 2013; Lunch; Lunch, 2006; White, 2003). Para fundamentar a discussão, apresenta um panorama sobre a imagem na modernidade e na cultura digital (Sontag, 2004; Joly, 2003; Benjamin, 1985, 1991). Em seguida, traça um breve percurso histórico do uso metodológico da imagem, partindo da Antropologia Visual (Bateson,1977). Após, apresenta o corpus de análise, composto por intervenções realizadas com acadêmicos de Educação Fí­sica e desenvolvidas na forma de oficinas de mí­dia-educação (Orofino, 2015) com a base teórico-metodológica na mí­dia-educação (Fantin, 2011). Logo considera a Mí­dia-educação (Fí­sica) como possibilidade teórico-metodológica participativa e a caracteriza como um campo transdisciplinar de práticas pedagógicas ativas e reflexivas, cujo escopo é desenvolver as competências necessárias para que alunos e professores atuem de forma criativa e crí­tica na atualidade. Por fim, propõe a Mí­dia-educação (Fí­sica) como um espaço privilegiado de reflexão sobre fazeres e saberes pautados nos multiletramentos (Cope & Kalantzis, 2012) ao tematizar o corpo, o movimento e as possibilidade de toma-los como linguagens que emergem das práticas da cultura digital. Desta forma, o artigo contribui com a Educação Fí­sica na sua interface com a Comunicação, ao propor que professores/as e alunos/as reflitam sobre a cientificidade dos temas que permeiam os dois campos, mas assumindo o compromisso da intervenção sociocultural por meio de uma prática didático-pedagógica reflexiva e inserida na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Marcio Romeu Ribas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto no Departamento de Educação Fí­sica do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEF/UFRN). Doutor em Educação (ProPEd/UERJ). Membro do Laboratório de Estudos em Educação Fí­sica, Esporte e Mí­dia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LEFEM/UFRN) e do Laboratório e Observatório da Mí­dia Esportiva (LaboMí­dia) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lyana Virgínia Thédiga de Miranda, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Mestre em Educação (PPGE/UFSC). Jornalista e Publicitária. Membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (NICA/UFSC) e do Laboratório e Observatório da Mí­dia Esportiva (LaboMí­dia) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

01-06-2016

Como Citar

de Oliveira, M. R. R., & de Miranda, L. V. T. (2016). Mí­dia-Educação (Fí­sica) e metodologias participativas: A produção de imagens como possibilidade didático-pedagógica na educação fí­sica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(31), 253–276. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1928

Edição

Seção

Artigos