Fatores associados a desigualdades regionais no desenvolvimento de habilidades de uso de computador e internet entre estudantes brasileiros de escolas públicas

Autores

  • Rita Peixoto Migliora Universidade Católica de Petrópolis

Resumo

Este trabalho analisa fatores sociodemográficos e escolares associados a desigualdades no desenvolvimento de habilidades no uso de computador e internet entre estudantes brasileiros, a partir de dados da pesquisa TIC Educação, do CETIC.br, Base Alunos. É uma pesquisa, de caráter nacional, que produz dados sobre o uso e habilidades de uso das TIC nas escolas brasileiras. Este estudo analisou os dados do ano de 2012, ano médio da série histórica 2010-2015, através de uma análise multivariada que identifica grupos de variáveis correlacionáveis, baseada na decomposição da matriz de correlação(ou covariância) das variáveis. Os resultados indicam a existência de correlação negativa entre gênero feminino e a percepção das habilidades em três das quatro regiões analisadas e correlação negativa entre raça/cor e as habilidades, nas regiões mais desenvolvidas economicamente.

Publicado

08-08-2016

Como Citar

Migliora, R. P. (2016). Fatores associados a desigualdades regionais no desenvolvimento de habilidades de uso de computador e internet entre estudantes brasileiros de escolas públicas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(31), 350–371. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1924

Edição

Seção

Artigos