A concepção de formação do indiví­duo subjacente à finalidade da atividade de ensino de professores de matemática

Autores

  • Iuri Kieslarck Spacek Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Vidalcir Ortigara Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Resumo

No âmbito das pesquisas educacionais atuais, assim como para a grande maioria dos professores, é indubitável que a atividade de ensino de Matemática contribui para a formação da individualidade dos alunos. No entanto, o que nem sempre se tem clareza é que indiví­duo se pretende formar, e quais as implicações objetivas e subjetivas que a atividade de ensino, mais especificamente a de ensino de Matemática, estabelece com a formação do indiví­duo. O presente trabalho buscou analisar a concepção de indiví­duo que se manifesta na finalidade atribuí­da à atividade de ensino pelos professores de Matemática. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas, transcritas e organizadas para fins de análise. Por sua vez, esta foi fundamentada no materialismo histórico-dialético. Extraí­mos duas categorias principais: formação do indiví­duo para a empregabilidade; e formação do indiví­duo para o exercí­cio da cidadania - que evidenciaram como o ensino de Matemática se direciona à adaptação e a formação dos indiví­duos a ocuparem papéis, na maioria das vezes subalternos, na divisão social do trabalho da sociedade capitalista. Assim, o estudo nos mostra que a perspectiva de formação do indiví­duo colocada como fim da atividade docente se desenvolve em dois sentidos: de um lado, um sujeito voltado para a competição no mercado de trabalho; por outro, um cidadão que saiba seus direitos e deveres, assim como os limites para não prejudicar os outros cidadãos. Palavras-chave: Concepção de indiví­duo; Formação da individualidade; Ensino de Matemática.

Biografia do Autor

Iuri Kieslarck Spacek, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

- Licenciado em Matemática e mestre em educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. - Professor do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC , campus Criciúma.

Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE em ní­vel de mestrado da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Publicado

18-09-2017

Como Citar

Spacek, I. K., & Ortigara, V. (2017). A concepção de formação do indiví­duo subjacente à finalidade da atividade de ensino de professores de matemática. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 115–139. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1293

Edição

Seção

Artigos