Dispositivo, gênero e diversidade sexual: uma incursão teórica

Autores

  • Luiz Felipe Zago Universidade Luterana do Brasil
  • Luís Henrique Sacchi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Caracterizado como um exercí­cio teórico, este artigo visita o conceito de "dispositivo" em Michel Foucault, Gilles Deleuze e Giorgio Agamben e articula suas proposições com as de alguns de seus comentadores, tendo como foco a problematização da produção de subjetividades. Em seguida, articula-se o conceito de "dispositivo" ao conceito de "gênero" nas formulações de Judith Butler, com especial ênfase à radicalidade do dimorfismo sexual hoje atuante nas sociedades ocidentais. Desta articulação, derivam-se os elementos para a proposição de uma discussão pertinente para a diversidade sexual na educação. Argumenta-se que os discursos sobre diversidade sexual precisam levar em consideração as operações normativas, normalizadoras e excludentes por meio das quais o "gênero" atua como "dispositivo" regulador da categoria de humanidade, à qual se vincula o conjunto de direitos "humanos" consagrados à heteronormatividade. Assim, trata-se de discutir as implicações das diferentes vertentes teórico-polí­ticas que encampam as discussões sobre diversidade à luz da atuação do gênero como "dispositivo" produtor e regulador da categoria de humanidade. Apoiando-se nas discussões de autores e autoras que problematizam a matriz hegemônica multiculturalista, que nos mais das vezes domina os discursos sobre diversidade sexual na escola, esta breve incursão teórica sugere a necessidade de ressignificar as categorias de humanidade e democracia presentes nas discussões sobre diversidade sexual na educação.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Zago, Universidade Luterana do Brasil

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Professor do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (Campus Canoas). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestre (2009) e Doutor (2013) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRGS na Linha de Pesquisa em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Já atuou como jornalista e assessor de comunicação. Foi coordenador e consultor de projetos de prevenção í s infecções sexualmente transmissí­veis, HIV/Aids entre homens que fazem sexo com homens das cidades de Porto Alegre e região metropolitana, tendo sido militante no movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) durante 7 anos. Atuou como consultor técnico na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde da Brasil. Suas áreas de interesse são relações de gênero, corpo, sexualidade, saúde, Direitos Humanos, produção de subjetividades, mí­dia e ética.

Luís Henrique Sacchi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto (IV) no Departamento de Ensino e Currí­culo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua na graduação (na área de Educação e Saúde) dos cursos de Pedagogia, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Fí­sica, bem como no Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), na linha de pesquisa "Estudos Culturais em Educação", no eixo "Polí­ticas de Corpo e de Saúde". Possui graduação em Ciências Biológicas (PUC/RS - 1992), Mestrado em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS - 1998), Doutorado em Educação (PPGEDU/UFRGS - 2002), sob orientação da Dra. Maria Lúcia Castagna Wortmann, com Doutorado Sanduí­che na Universidade de Toronto (2001), sob supervisão da Dra. Denise Gastaldo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos culturais em educação, estudos de gênero e sexualidade, estudos de corpo, corpo e saúde, cultura somática, educação em saúde (promoção da saúde), medicalização, biossociabilidade, biologia cidadã e biopedagogias. É pesquisador do EDUCASAÚDE-UFRGS e do NECCSO (http://www.ufrgs.br/neccso/integrantes_luishenrique.htm). Desenvolve o projeto EDUCAÇÃO, SAÚDE & CIÊNCIAS: dispositivo de medicalização e produção contemporânea dos corpos (2012-2016). No primeiro semestre de 2013 (fev-ago.) realizou estágio pós-doutoral sênior (CAPES) junto ao Departamento de Ciências Sociais, Saúde e Medicina, do King's College - University of London, sob supervisão do Dr. Nikolas Rose. Membro da Comissão Coordenadora do PPGEDU/UFRGS (jan.2015 - dez.2016) e do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS (maio -2014 - maio 2016). Faz parte do OBSERVATÓRIO - Interferências na Medicalização (http://www.observamedicalizacao.com.br/)

Publicado

14-09-2016

Como Citar

Zago, L. F., & Sacchi, L. H. (2016). Dispositivo, gênero e diversidade sexual: uma incursão teórica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 322–340. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1236

Edição

Seção

Artigos