A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial: a ética e a estética de uma "Cartografia Pragmática"

Autores

  • Clarissa Haas UFRGS
  • Claudio Roberto Baptista UFRGS

Resumo

O presente texto analisa as trajetórias escolares de jovens e adultos com deficiência, matriculados na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (RS), por meio da construção de narrativas de vida. Procurou-se "dar voz" aos jovens e adultos com deficiência, tendo como campo teórico de referência os pressupostos da metodologia de história oral e do pensamento sistêmico. Houve investimento em compreender a articulação entre os sujeitos e as polí­ticas públicas, a partir das histórias de vida de três entrevistados e de uma "quarta" história que narra as regularidades da trajetória escolar do jovem e adulto com deficiência que frequenta a EJA nessa rede. São identificados indí­cios que sinalizam: as reações crí­ticas dos sujeitos dirigidas às práticas escolares; a intensificação de uma diretriz polí­tica de inclusão escolar no RS, embora se observe a tendência em alguns contextos de agrupamentos que concentram exclusivamente os alunos com deficiência.

Publicado

31-01-2017

Como Citar

Haas, C., & Baptista, C. R. (2017). A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial: a ética e a estética de uma "Cartografia Pragmática". Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 32–56. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1189

Edição

Seção

Artigos