Formação contí­nua de professores no diálogo entre a Universidade e a Escola: O protagonismo do PIBID

Autores

  • Cicera Sineide Dantas Rodrigues Universidade Estadual do Ceará
  • Jacques Therrien Universidade Estadual do Ceará
  • Eunice Andrade de Oliveira Menezes Universidade Estadual do Ceará

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID é uma iniciativa que vem ganhando visibilidade no contexto das polí­ticas de formação docente no Brasil desde 2007. O presente estudo objetivou refletir sobre elementos desse programa que sinalizam para a formação contí­nua dos professores da educação básica e dos docentes universitários integrados ao PIBID. Este momento da investigação privilegiou referenciais bibliográficos e documentais para a análise dos fundamentos epistemológicos que dão suporte à proposta do PIBID. As discussões sobre a formação de professores partem de referências de autores como Nóvoa (1995); Sacristán (1999); Libâneo (2002); Tardif (2006); Veiga (2009); Formosinho (2009) e Therrien e Nóbrega-Therrien (2013). Os estudos destacam o princí­pio da epistemologia da prática em contexto de reflexividade crí­tica e transformadora nas relações intersubjetivas da práxis formadora no cotidiano escolar, fundada na racionalidade dialógica de mediadores e aprendizes. Tais abordagens suscitam a compreensão de que é, sobretudo, na escola que a formação docente ganha sentido. Sobre o PIBID, o estudo permitiu observar que as experiências vivenciadas em seu âmbito possibilitam a abertura de caminhos para a consolidação da formação contí­nua, sendo um espaço fecundo de desenvolvimento da reflexividade crí­tica para os professores que o integram. De fato, o transitar de profissionais do ensino entre a universidade e a escola, munidos de instrumentos teórico-práticos sobre a educação e a escola, pode gerar transformações nas concepções e práticas desses sujeitos. Palavras-chave: PIBID. Formação Contí­nua. Docência.

Biografia do Autor

Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Professora Assistente - Universidade Regional do Cariri-URCA/CE. Doutoranda em Didática e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará- UFC. Atua na Educação, com ênfase na área de Didática. Investiga temáticas relacionadas a pedagogia, pesquisa e formação de professores; Integra o Programa Observatório da Educação (OBEDUC) na execução do Projeto nº 20667, intitulado Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID.

Jacques Therrien, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Cornell University, USA. Tem pós-doutorado na Université Laval, Canada e na Universitat de Valencia, Espanha. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Estuda os seguintes temas: pedagogia, formação docente, trabalho docente, epistemologia da prática docente, racionalidade pedagógica, aprendizagem, educação no campo e polí­tica educacional.

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e mestre em educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará. Professora efetiva da rede municipal de Fortaleza, Ceará. Investiga a reflexividade como promotora de mudanças na prática profissional docente. Integra o o Programa Observatório da Educação (OBEDUC) na execução do Projeto nº 20667, intitulado Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID.

Publicado

27-10-2016

Como Citar

Dantas Rodrigues, C. S., Therrien, J., & Menezes, E. A. de O. (2016). Formação contí­nua de professores no diálogo entre a Universidade e a Escola: O protagonismo do PIBID. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 25–41. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1177

Edição

Seção

Artigos