Perspectivas e potencialidades da abordagem societal da Teoria das Representações Sociais em pesquisas de Educação no Leste Fluminense.

Autores

Palavras-chave:

Teoria das representações sociais, Educação, Abordagem societal, Willem Doise, Leste Fluminense

Resumo

Em vista dos 45 anos da Teoria das Representações Sociais (TRS) no Brasil completados em 2023, o presente artigo tem como principal objetivo apresentar as principais perspectivas e potencialidades existentes na utilização da abordagem societal da TRS, preconizada por Willem Doise (2001a; 2001b; 2002), em pesquisas no campo da Educação realizadas no Leste Fluminense. Para isso, analisaremos três pesquisas inseridas nesse recorte espacial que se inspiraram maiormente nessa abordagem, investigando três objetos distintos que se mostram relevantes no atual contexto socioeducativo: o aluno-pobre; as violências; e a inclusão digital. Assim, este trabalho se organiza da seguinte maneira:   primeiramente, apresentaremos um histórico da TRS, expondo seus principais aspectos e finalidades; depois, trataremos da visão sociológica de Doise da TRS; para encerrar, analisaremos as três pesquisas anteriormente citadas buscando as perspectivas que cada uma dessas investigações apresentou em relação a abordagem societal e, consequentemente, como isso poderia potencializar pesquisas do campo da Educação – escolar e não escolar.

Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto - Departamento de Educação  Professor do Programa de Pós-Graduação em  Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais - PPGEDU Faculdade de Formação de Professores - FFP Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Procientista - UERJ Pesquisador Associado da CIERS-ed - Fundação Carlos Chagas-SP

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Publicado

17-12-2023

Como Citar

Vianna Ferreira, A., Simão Dias, T., & Salgueiro Lopes, L. (2023). Perspectivas e potencialidades da abordagem societal da Teoria das Representações Sociais em pesquisas de Educação no Leste Fluminense . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11123

Edição

Seção

Teoria das Representações Sociais no Brasil